sábado, 20 de agosto de 2022

20 DE AGOSTO - AMY ADAMS

EFEMÉRIDE - Amy Lou Adams, actriz e cantora norte-americana, nasceu em Vicenza, Itália, no dia 20 de Agosto de 1974.

Começou a sua carreira no palco, em teatros, antes de fazer a sua estreia no cinema em 1999, no filme de comédia de humor negro “Drop Dead Gorgeous”. Conhecida por papéis cómicos e dramáticos, ela apareceu três vezes no ranking anual das actrizes mais bem pagas do mundo. Os elogios incluem dois Golden Globe Awards, além de nomeações para seis Oscars e sete BAFTAS.

Adams fez a sua estreia no cinema com um papel coadjuvante na sátira de 1999, “Drop Dead Gorgeous”. Depois de se mudar para Los Angeles, fez aparições na televisão e interpretou papéis de «rapariga má» em filmes de pequeno porte.

O seu primeiro papel importante foi no filme biográfico de Steven Spielberg “Catch Me If You Can” (2002), ao lado de Leonardo DiCaprio. A sua descoberta veio no papel de uma mulher grávida, no filme de comédia dramática independente “Junebug” (2005).

O filme de fantasia musical “Enchanted” (2007), no qual Adams interpretou uma alegre personagem do tipo princesa de contos de fadas, foi o seu primeiro grande sucesso como protagonista. Em seguida, interpretou mulheres ingénuas e optimistas numa série de filmes, como o drama “Doubt” (2008).

Adams, posteriormente, desempenhou papéis mais fortes e com críticas positivas no filme “The Fighter” (2010) e no drama psicológico “The Master” (2012).

Em 2013, começou a interpretar Lois Lane em filmes de super-heróis ambientados no DC Extended Universe. Adams ganhou dois Globos de Ouro consecutivos de Melhor Actriz por interpretar uma sedutora vigarista no filme policial “American Hustle” (2013) e a pintora Margaret Keane no filme biográfico “Big Eyes” (2014).

Maior aclamação veio por interpretar uma linguista no filme de ficção científica “Arrival” (2016), a dona de uma galeria de arte no filme de suspense “Nocturnal Animals” (2016), a personagem principal na mini-série da HBOSharp Objects” (2018) e Lynne Cheney no filme satírico “Vice” (2018).

Amy trabalhava num famoso restaurante/teatro em Chanhassen, Minnesota, quando foi descoberta por um produtor de cinema.

Amy era filha de pais norte-americanos, que estavam na Itália a trabalho. Estudou na Douglas Contry School e foi criada na religião mórmon, mas deixou a igreja após os pais se divorciarem quando ela tinha onze anos.

A actriz conheceu o actor e pintor Darren Le Gallo numa aula de Actuação em 2001 e começaram a namorar um ano depois, enquanto colaboravam numa curta-metragem intitulada “Pennies”. Eles ficaram noivos em 2008 e ela deu à luz a sua filha, Aviana, em 2010. Sete anos após o noivado, o casal casou-se numa cerimónia privada num rancho perto de Santa Bárbara, Califórnia. Eles residem em Beverly Hills. Adams descreveu a sua vida familiar como «muito discreta», e disse que a sua rotina envolve ir para o trabalho, levar a filha ao parque e ter encontros semanais com o marido.

Adams não vê grande importância na vida de celebridade e afirma que «quanto mais as pessoas souberem sobre mim, menos acreditarão em mim e nos meus personagens». Quando se sente stressada, canta.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...