quarta-feira, 31 de agosto de 2022

31 DE AGOSTO - IVO LUCAS

EFEMÉRIDE - Ivo Marcelo Pretorius Lucas, actor, cantor e compositor português, nasceu em Vila Franca de Xira no dia 31 de Agosto de 1990.

Entrou para o Conservatório aos 8 anos, na vertente de piano. Durante 9 anos, frequentou aulas de música, tocando, para além do piano, viola, guitarra eléctrica e saxofone. Desenvolveu também aptidões de canto.

Como actor, começou por participar na 6ª série de “Morangos com Açúcar”, na TVI, onde desempenhou o papel de Gonçalo, personagem que também era músico, o que o fez por diversas vezes interpretar temas na novela. Seguiram-se várias participações como actor em novelas da TVI: “Espírito Indomável”, “Remédio Santo”, “Doce Tentação” e “Destinos Cruzados”. Também participou em “Morangos com Açúcar - O Filme”.

Em 2013, desempenha o papel de Sandro Pedroso em “Bem-Vindos a Beirais”, uma série da RTP.

Em 2015, estreia-se na ficção da SIC, na telenovela “Coração d’Ouro”, fazendo uma participação especial e interpretando ‘CaSo’, um cantor famoso da trama.

Em 2017, regressou à RTP1, no programa “Cuidado com a Língua”, e entrou no elenco principal da série “Sim, Chef!”, interpretando Carlos Pintado. Em 2018, participa na série Excursões Air Linoe em 2020 no programa “Cá Por Casa”, de Herman José.

Ainda em 2020, é escolhido para ser um dos protagonistas jovens da telenovela “Amor Amor”, da SIC, cuja estreia ocorreu em 2021. Na novela, Ivo Lucas interpreta Leandro Vieira.

Para além de actor, Ivo Lucas também é cantor, tendo interpretado desde 2009 vários temas, dos quais se destaca “Pinta a Lua (No Tom dos Teus Olhos)”, presente na banda sonora da novela “Destinos Cruzados”.

Em 2014, a convite do compositor João Só, participa no Festival RTP da Canção.

Em 2016, Lucas lançou o seu primeiro single, “Não Me Olhes Assim”, que conta com a participação de Kasha, dos D.A.M.A, e em 2017 lançou mais um single, ‘Amor Desleixado’, que conta com 2 milhões de visualizações no Youtube e com airplay nas principais rádios do país.

No Verão de 2018. marca presença no Meo Sudoeste, nas Festas do Mar (Cascais) e noutros palcos nacionais.

No início de 2019, editou o single “Inverno de 2003”, que conta com mais de 500 000 visualizações no Youtube e, no Outono, “Não Faz Mal”, um tema que surgiu numa conversa entre amigos, onde se falava da sinceridade e simplicidade em assumir que duas pessoas podem não funcionar por serem diferentes, mas ligarem-se bem.

Ivo Lucas é irmão da também cantora Diana Lucas.

Às 18h45m de 5 de Dezembro de 2020, conduzia um Range Rover, onde seguia também a sua namorada, a cantora Sara Carreira, quando se viu envolvido num acidente de viação ao km 61 na A1, na Póvoa da Isenta. O acidente envolveu mais dois veículos, sendo que num deles seguia a cantora Cristina Branco e a sua filha. Sara Carreira acabou por morrer no local. Ivo Lucas, então com 30 anos, foi internado no Hospital Distrital de Santarém com um derrame num pulmão e uma fractura exposta no pulso, tendo sido operado mais tarde em Lisboa, no Hospital de Santa Maria. O artista teve autorização para sair do hospital no dia 14 de Dezembro.

Em Novembro de 2021, foi tornado público o relatório final da GNR sobre o acidente. O relatório aponta para imputação do crime de homicídio por negligência a Ivo Lucas, por conduzir em excesso de velocidade (128 km/h). Em 3 de Dezembro de 2021, o Ministério Público de Santarém acusou formalmente o actor e Cristina Branco de homicídio negligente de Sara Carreira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...