domingo, 28 de agosto de 2022

28 DE AGOSTO - CHADWICK BOSEMAN

EFEMÉRIDE - Chadwick Aaron Boseman, actor, director e guionista norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 28 de Agosto de 2020.  Nascera em Anderson, em 29 de Novembro de 1976.  

Ele era mais conhecido pelos seus retratos de figuras históricas da vida real, como Jackie Robinson em “42” (2013), James Brown em “Get on Up - A História de James Brown” (2014) e Thurgood Marshall em “Marshall” (2017), e pelo seu retrato como ‘T’Challa / Pantera Negra’ no Universo Cinematográfico Marvel, nos filmes “Captain America: Civil War” (2016), “Black Panther” (2018), “Avengers: Infinity War” (2018), “Avengers: Endgame” (2019) e fornecendo a sua voz na série animada “What If...?” (2021).

Ele também estrelou filmes como “21 Bridges” (2019), “Da 5 Bloods” (2020) e “Ma Rainey’s Black Bottom” (2020), oi seu último filme.

Boseman faleceu aos 43 anos, após uma batalha de quatro anos contra um cancro colorretal.

Boseman nasceu e fora criado em Anderson, Carolina do Sul, filho de Carolyn e Leroy Boseman, ambos afro-americanos. A mãe era enfermeira e o pai trabalhava numa fábrica de têxteis, mantendo também um negócio de estofos.  Boseman formou-se na T. L. Hanna High School em 1995.

No 1º ano, escreveu a sua primeira peça, “Crossroads. Ele estudou na Universidade Howard em Washington, D.C., formando-se em 2000 com um bacharelato em Artes plásticas. Uma das suas professoras foi Phylicia Rashad, que se tornou sua mentora. Ela ajudou a arrecadar fundos para que Boseman e alguns colegas de classe pudessem participar no Oxford Mid-Summer Programa da British American Drama Academy em Londres, no qual eles foram aceites.

Boseman queria escrever e dirigir, e inicialmente começou a estudar Representação para aprender a relacionar-se com actores.

Depois de voltou para os EUA, formou-se na Academia Digital de Cinema de Nova Iorque (British American Dramatic Academy). Ele morava no Brooklyn no início da sua carreira.

Boseman trabalhou como instrutor de dramas no Schomburg Junior Scholars Program, alojado no Centro Schomburg de Pesquisa em Cultura Negra em Harlem, Nova Iorque. Em 2008, mudou-se para Los Angeles para prosseguir uma carreira de actor.

Boseman obteve o seu primeiro papel de televisão em 2003, num episódio de “Third Watch”. O seu trabalho inicial incluiu episódios das séries “Law & Order”, “CSI: NY” e “ER”.

Ele também continuou a escrever peças, com o seu guião para “Deep Azure” realizado na Congo Square Theatre Company em Chicago, Illinois; foi nomeado para o Prémio Joseph Jefferson de 2006 para novos trabalhos.

Em 2008, desempenhou um papel recorrente na série de televisão “Lincoln Heights” e apareceu na sua primeira longa-metragem, “The Express”. Ele conseguiu um papel regular em 2010 noutra série de televisão, “Persons Unknown”.

Boseman desempenhou o seu primeiro papel principal em 2013, no filme “42”, em que retratou o pioneiro do basebol e estrela Jackie Robinson. Ele estava a dirigir uma peça off-Broadway em East Village quando fez uma audição para o papel. Ele considerou, na época, a hipótese de desistir de ser actuar e prosseguir como um director em tempo integral. Cerca de 25 outros actores haviam sido seriamente considerados para o papel, mas o director Brian Helgeland gostou da bravura de Boseman e lançou-o depois dele ter feito a audição duas vezes.

Em 2013, Boseman também estrelou o filme independente “The Kill Hole”, que foi lançado nos cinemas algumas semanas antes de “42”.

Em 2014, Boseman apareceu junto de Kevin Costner em “Draft Day”, no qual ele actuou numa perspectiva preliminar da National Football League. Mais tarde naquele ano, ele estrelou como James Brown em “Get on Up - A História de James Brown”. Em 2016, fez de Tot, uma divindade da mitologia egípcia, em “Deuses do Egipto”.

Boseman foi criado como cristão. Ele foi baptizado e fazia parte de um coro da igreja e de um grupo juvenil.

Em Outubro de 2019, Boseman casou em segredo com a cantora Taylor Simone Ledward. Os dois já vinham se relacionando desde 2015.

A morte de Boseman apanhou os seus fãs de surpresa, uma vez que o actor jamais revelou que estava doente, embora já houvessem suspeitas anteriores sobre o seu estado de saúde.

Entre muitas nomeações e prémios recebidos, foi nomeado para um Oscar de Melhor Actor.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...