quarta-feira, 3 de agosto de 2022

3 DE AGOSTO - AURIOL DONGMO

EFEMÉRIDE - Auriol Dongmo Mekemnang, atleta do Sporting CP originária da república dos Camarões e naturalizada portuguesa, nasceu em Ngaoundéré no dia 3 de Agosto de 1990.  Compete em provas de lançamento do peso e lançamento do disco. Em Março de 2022, sagrou-se Campeã do Mundo do lançamento do peso em pista coberta.

Representou os Camarões nos Jogos Olímpicos de 2016 e no Campeonato Mundial de Atletismo de 2015. Tem duas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Africanos e no Campeonato Africano de Atletismo.

Tem um máximo de 20,43 m no peso, tanto no interior como ao ar livre, marca obtida nos Mundiais Indoor de Atletismo de Belgrado em 2022, que é o recorde português. No disco, o seu recorde é 47,00 m.

Representou os Camarões até 2017 e, com a sua naturalização como cidadã portuguesa, passou a representar Portugal a partir de 2020.

No Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta de 2021 realizado em Toruń, na Polónia, obteve a medalha de ouro com a marca de 19,34 m.

Em 2022, bateu o recorde nacional, nos Campeonatos de Portugal que decorreram em Fevereiro desse ano, ao obter a marca dos 19,90 metros no lançamento do peso. No mesmo ano, sagrou-se Campeã Mundial do lançamento do peso, ao atingir a marca de 20.43 metros, nos Mundiais de Atletismo de Pista Coberta que decorreram em Belgrado.

Em 2 de Maio de 2022, foi agraciada com o grau de comendador da Ordem do Mérito.

Dongmo é católica praticante e devota de NS de Fátima.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...