domingo, 11 de setembro de 2022

11 DE SETEMBRO - SAMIRA VERA-CRUZ

EFEMÉRIDE - Samira Nandi Marques Vera-Cruz Pinto, realizadora, produtora, editora e guionista cabo-verdiana, nasceu em Mindelo, São Vicente, no dia 11 de Setembro de 1990.

Samira têm ascendência angolana e cabo-verdiana. Cresceu entre as cidades do Mindelo, Praia e também em Lisboa, Portugal.

Formada em estudos cinematográficos com especialização em comunicação internacional, pela American University of Paris, em 2013. Iniciou a sua actividade profissional como jornalista na Agência Cabo-Verdiana de Imagens (ACI) e, mais tarde, como Account Manager na Greenstudio, ambas na cidade da Praia.

Mudou-se para Angola no início de 2014, onde trabalhou durante quase dois anos como produtora audiovisual e gestora de clientes na Muxima Filmes, na cidade de Luanda.

Após regressar a Cabo Verde, Samira trabalhou alguns meses como produtora executiva na Kriolscope, onde realizou a sua primeira curta-metragem de ficção Buska Santu”, em 2016. “Buska Santu” é inspirado pelo filme “Ladrões de Bicicletas” de Vittorio de Sica, que mostra a relação entre um pai e um filho, na Ilha de Santiago, Cabo Verde, tendo o ritmo da tabanka como fundo para a trama. O filme foi exibido em Cabo Verde, Portugal, Moçambique e Polónia. Recebeu o Prémio de melhor ficção no Festival Oiá na cidade do Mindelo.

Criou a sua própria produtora, Parallax Produções, em Novembro de 2016. Com a Parallax, Samira realizou os filmes “Hora di Bai” (2017) e “Sukuru” (2017).

Hora di Bai” é um documentário, financiado parcialmente pela União Europeia, através do Concurso Curtas-metragens PALOP 25 anos, abordando a relação com a morte na Ilha de Santiago. O filme foi exibido em festivais e mostras em Cabo Verde, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Bélgica, Polónia, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor-Leste e Madagáscar.

Sukuru”, feito sem financiamento, é a sua primeira longa-metragem de ficção. Um thriller psicológico que conta a história de Jiló, um jovem que sofre de esquizofrenia, viciado em crack, e a sua luta com o vício, a sua mãe e os seus demónios. Exibido em Cabo Verde, Bélgica, Brasil, Moçambique, Macau e Polónia.

Samira foi seleccionada para o Talents Durban 2019, durante o Durban International Film Festival, no qual participou com o seu projecto de documentário “E quem cozinha?”, com o qual ganhou o prémio PR Consulting.

No mesmo ano e com o mesmo projecto, participou na residência de escrita do FIDADOC, em Marrocos.

Em 2020, com o projecto de documentário “E quem cozinha?”, participou no Durban FilmMart e no Ouaga Film Lab, onde ganhou os prémios IDFA e World Cinema Fund/Goethe Institute.

Em Março de 2020, tornou-se coordenadora da Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL, fundada com colegas cineastas, com o objectivo de promover a produção e principalmente distribuição na região.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...