quinta-feira, 29 de setembro de 2022

29 DE SETEMBRO - NGUYỄN VĂN THIỆU

EFEMÉRIDE - Nguyn Văn Thiu, político e militar sul-vietnamita, presidente do Vietname do Sul entre 1965 e 1975, durante a Guerra do Vietname, e último presidente do país antes da unificação entre o Norte e o Sul, morreu em Newton no dia 29 de Setembro de 2001. Nascera em Ninh Thun, em 5 de Abril de 1923.  

Filho de um pequeno proprietário rural, como todo adolescente patriota dos anos 1050 na Indochina, juntou-se ao Viet Minh liderado por Ho Chi Minh para lutar pela libertação do Vietname da dominação colonialista francesa, abandonando o movimento alguns anos depois, quando a frente de libertação de Ho se voltou para a esfera de influência soviética e abraçou o comunismo.

Em 1949, aos 26 anos, completou o curso da escola militar em Hué, a capital imperial do país, e graduou-se como segundo-tenente no primeiro curso de oficiais do recém-criado Exército Nacional do Vietname. Seis anos depois, em 1955, quando a República do Vietname foi fundada e recuperou a sua soberania completa após a saída dos franceses do país, ele já era tenente-coronel do exército.

Entre 1965 e 1967, Thiu exerceu a função de presidente e chefe de estado do Vietname do Sul, no governo do primeiro-ministro e chefe de governo de facto Nguyen Cao Ky. Em 1967, com a nova legislação que transformava o presidente da República em chefe executivo de governo, venceu as eleições com 38% dos votos e exerceu o cargo durante oito anos até as semanas anteriores à queda de Saigão, capital do país, em Abril de 1975.

O regime de Van Thiu foi acusado de ser muito mais corrupto que o do seu antecessor Cao Ky. Ao contrário deste, ele criou um partido e centralizou em si mesmo o poder político ao invés de dividi-lo com o Congresso. Aliados próximos foram colocados em cargos chaves dos poderes civil e militar, de maneira a impedir qualquer tentativa de ameaças à liderança presidencial na política do país.

Em Janeiro de 1975, após a saída das tropas americanas acontecida dois anos antes, o Vietname do Norte invadiu o Vietname do Sul pela cidade de Da Nang. Van Thiu informou o presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, que os norte-vietnamitas estavam quebrando o contrato estabelecido nos Acordos de Paz de Paris de 1973 e solicitou um auxílio de 300 milhões de dólares para defesa, mas o Congresso americano não ratificou a liberação de fundos. Raivoso, ele declarou: «Os Estados Unidos não mantiveram a sua promessa de nos ajudar a lutar pela liberdade, a mesma luta na qual este país perdeu 50 mil dos seus jovens filhos no Vietname».

O Vietname do Norte, liderado por Giap e Le Duan, chamou a esta última e decisiva ofensiva da Guerra do Vietnam de “Campanha Ho-Chi-Minh”. Toda a resistência desmoronou sob o avanço das forças comunistas e as condições no exército do Sul se deterioraram rapidamente. As últimas tropas organizadas tentaram defender a cidade de Xuan-loc, última chance de impedir a chegada dos atacantes a Saigão e, de acordo com estes, elas lutaram muito bem e corajosamente, mas mesmo assim não foi o suficiente para impedir a invasão.

Pouco antes da vitória comunista, o presidente Nguyn Văn Thiu renunciou ao cargo passando o poder a seu vice-presidente e abandonou o país, indo para Taiwan, de onde assistiu à rendição total do Vietname do Sul ao Vietname do Norte em 30 de Abril de 1975.

Após a sua passagem por Taiwan, ele estabeleceu-se por algum tempo em Surrey, na Grã-Bretanha, até se mudar definitivamente para os Estados Unidos, onde viveu no ostracismo na pequena cidade de Newton, em Massachussets, até à sua morte em Setembro de 2001, aos 78 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...