quarta-feira, 21 de setembro de 2022

21 DE SETEMBRO - BILL MURRAY

EFEMÉRIDE - William James “Bill Murray, actor e humorista norte-americano, nasceu em Evanston no dia 21 de Setembro de 1950.

Tornou-se conhecido por integrar o elenco do programa de televisão “Saturday Night Live” e ter protagonizado diversos filmes aclamados pela crítica e pelo público, como “Caddyshack” (1980), “Ghostbusters” (1984) e “Groundhog Day” (1993).

O seu trabalho continuou sendo reconhecido mais tarde com “Lost in Translation” (2003), pelo qual recebeu uma nomeação para os Oscars, e uma série de filmes dirigidos por Wes Anderson, como “Rushmore” (1998), “The Life Aquatic with Steve Zissou” (2004) e “Fantastic Mr. Fox” (2009).

Os seus pais eram da classe pobre e tiveram nove filhos. Para poder pagar o colégio, a maioria dos irmãos trabalhou como caddies num clube de golfe.

No colégio, Murray iniciou-se na interpretação teatral. Posteriormente, inscreveu-se na Universidade de Denver, mas pouco tempo depois foi expulso por porte de maconha.

Murray decidiu, então, tentar a sorte na rádio. Apresentou um programa que não teve sucesso, sendo retirado do ar poucos meses depois, mas participou na continuação de outro que foi emitido durante mais tempo.

Em 1977, depois de trabalhar em uma companhia de teatro de Chicago, Murray foi contratado por um programa ao vivo de televisão muito popular, o “Saturday Night Live”.

Teve o seu início cinematográfico em 1979, no filme canadiano “Meatballs”, de Ivan Reitman, no qual Murray faz o papel de um monitor num acampamento de Verão para jovens. Ele foi estrela de vários outros filmes até que, em 1984, teve o seu grande sucesso de bilheteria com “Ghostbusters”, também dirigido por Ivan Reitman, com o qual Murray teve uma óptima sintonia, o que resultou em vários trabalhos em parceria.

A partir de então, Murray tornou-se um actor consagrado, principalmente no género cómico. Não obstante, teve o desejo de interpretar também personagens mais sérios, e fê-lo em algumas ocasiões, como no filme “Mad Dog and Glory”, de 1993, com Robert De Niro e Uma Thurman. No mesmo ano estrelou “Feitiço do Tempo”, com Andie MacDowell, outro dos seus grandes sucessos. Pelo seu papel como protagonista em “Lost in Translation”, de Sofia Coppola, ganhou o Globo de Ouro em 2004 como Melhor Actor (filme de comédia musical).

Murray casou-se duas vezes. A primeira em 1981, com o matrimónio durando três anos. Em 1997, casou pela segunda vez. Tem dois filhos da sua primeira esposa e três da segunda.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...