quinta-feira, 22 de setembro de 2022

22 DE SETEMBRO - JOSÉ ROQUETTE

EFEMÉRIDE - José Alfredo Parreira Holtreman Roquette, empresário e dirigente desportivo português, nasceu em Lisboano dia 22 de Setembro de 1936.

Depois de frequentar o Colégio Brotero, na Foz do Douro, prosseguiu os estudos na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde se licenciou em Economia. Viveu muitos anos no Porto, antes de se mudar para Lisboa e, finalmente, para o Alentejo.

Em 1959, iniciou a sua vida profissional na cidade do Porto, no Banco Espírito Santo. Em 1960, foi promovido e veio para Lisboa, tornando-se num dos homens de confiança de Manuel Ribeiro do Espírito Santo Silva, patrão da instituição.

Em 1973. participou na constituição da Finagra, sociedade com que adquiriu a Herdade do Esporão (onde se situa a famosa Torre do Esporão), estatizada com o 25 de Abril de 1974.

Preso duas vezes durante o PREC, saiu de Portugal e viajou ao serviço do Grupo Espírito Santo, numa altura em que exercia funções na administração das suas principais holdings.

No final da década de 1980, deixou aquela instituição para assumir a presidência da sociedade Valores Ibéricos, através da qual assegurou o controlo do Banco Totta e Açores, em coligação com os espanhóis do Grupo Banesto, beneficiando do processo de privatizações levado a cabo pelo governo social-democrata de Aníbal Cavaco Silva.

Em 11 de Abril de 1996, a ligação ao futebol levou-o ao cargo de presidente da Direcção do Sporting CP, o clube fundado pelo seu avô paterno e homónimo, José Alfredo Holtreman Roquette, conhecido como José Alvalade, e pelo seu trisavô, avô materno deste, Alfredo Augusto das Neves Holtreman.

No Sporting, começou também a implementar uma lógica empresarial, tendo sido o responsável pela criação da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), numa atitude pioneira no futebol português e com a qual o clube voltou a ser campeão ao fim de 18 anos, sendo também o mentor da construção do novo Estádio e da Academia de Alcochete. Terminou o seu mandato em 1 de Agosto de 2000.

Actualmente, além dos negócios do vinho e do azeite da Herdade do Esporão, lidera o investimento no Parque Alqueva, com o projecto turístico Roncão d’El Rei, um antigo monte de caça do rei D. Carlos I de Portugal. É também um reconhecido apoiante do movimento de cidadania Melhor Alentejo.

Em 17 de Janeiro de 2006, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...