terça-feira, 27 de setembro de 2022

27 DE SETEMBRO - ANA PLÁCIDO

EFEMÉRIDE - Ana Augusta Vieira Plácido, escritora portuguesa e grande paixão do escritor Camilo Castelo Branco, nasceu no Porto em 27 de Setembro de 1831. Morreu em São Miguel de Seide no dia 20 de Setembro de 1895. Era viscondessa de Correia Botelho.

Ana Plácido era filha de António José Plácido Braga e de Ana Augusta Vieira. Quando contava 19 anos, o pai obrigou-a a casar-se com o comerciante Manuel Pinheiro Alves, de 43 anos, que estivera emigrado no Brasil e onde fizera fortuna. Estabeleceram residência na Rua do Almada, no Porto.

Em 1856, Ana Plácido, que não era fisicamente bonita, mas que possuía uma personalidade forte e atraente, insatisfeita com o seu casamento, iniciou uma ligação adulterina com Camilo Castelo Branco.

Em 1858, teve um filho, Manuel Plácido, reconhecido como sendo seu pelo marido Pinheiro Alves, mas que muitos autores especulam ter sido filho de Camilo. Após queixa do marido contra o par de adúlteros, Ana Plácido foi presa em 6 de Junho de 1860 e Camilo fugiu à justiça durante algum tempo, mas acaba por se entregar a 1 de Outubro. Ambos ficaram detidos na Cadeia da Relação, no Porto, aguardando o julgamento.

Depois de julgados e absolvidos do crime de adultério, em 16 de Outubro de 1861, Camilo e Ana Plácido passaram a viver juntos, tendo tido dois filhos, Jorge Camilo, nascido em 1863 e Nuno Plácido, nascido em 1864.

Com a morte do primeiro marido em 1863, Manuel Plácido, o alegado legítimo filho de Pinheiro Alves, recebeu avultada herança do pai, tendo Ana Plácido sido a administradora dos bens.

Camilo, Ana Plácido e os três filhos passaram então a residir na casa de campo de Pinheiro Alves em São Miguel de Seide, que mais tarde ficaria conhecida como Casa de Camilo Castelo Branco. Camilo tinha então 38 anos de idade e Ana 32. Foi nessa casa que Camilo escreveu grande parte da sua obra, enquanto Ana Plácido administrava a propriedade.

Em 9 de Março de 1888, finalmente, Camilo e Ana casaram-se. Camilo Castelo Branco, atormentado pela cegueira e paralisia resultantes da sífilis de que sofria havia anos, suicidou-se em 1890. Ana Plácido morreria anos mais tarde, subitamente, na noite de 20 de Setembro de 1895. Os filhos não tardariam a segui-la (Manuel morrera em 1877) - Nuno morreu em 1896 e Jorge em 1900.

Ana Plácido colaborou em diversas publicações, nomeadamente na “Revista Contemporânea de Portugal e Brasil” (1859/1865) e na “Gazeta Literária do Porto” (1868). Fez traduções, ajudou Camilo em alguns textos e também se dedicou à poesia. No decurso da sua carreira literária, assinou algumas vezes com pseudónimos, sendo os mais conhecidos “Gastão Vidal de Negreiros” e “Lopo de Souza”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...