terça-feira, 6 de setembro de 2022

6 DE SETEMBRO - SYLVESTER JAMES

EFEMÉRIDE Sylvester James, cantor de disco e de soul norte-americano, nasceu em Los Angeles no dia 6 de Setembro de 1947. Morreu em São Francisco, em 16 de Dezembro de 1988.

Começou a sua carreira nos anos 1970, integrado no grupo The Cockettes. Foi o responsável pelo grande sucesso “You Make Me Feel (Mighty Real)” gravado em 1978, faixa do álbum “Step II” (pela Fantasy Records), que foi número 1 da Billboard club hits. Outro grande sucesso seu foi: “Dance (Disco Heat)”.

Embora o barítono fosse a tessitura natural da sua voz, ficou famoso por dominar excepcionalmente a técnica do falsete, com a qual gravou os seus maiores êxitos.

Gay assumido, fazia performances como drag-queen, por vezes sendo chamado ‘Rainha da discoteca. No início de 1987, revelou que era portador do HIV. Tendo sido criado numa igreja evangélica, em criança, respondeu, quando questionado se pensava que a doença era algum castigo de Deus pela sua vida homossexual, afirmou: «Eu não acredito que a AIDS seja ira de Deus. As pessoas é que têm a tendência de culpar Deus por tudo».

Ficou aos cuidados da amiga de longa data, Jeanie Tracy, até ao fim da vida. Faleceu aos 41 anos, na decorrência da doença que contraíra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...