sábado, 24 de setembro de 2022

24 DE SETEMBRO - JOHN YOUNG

EFEMÉRIDE - John Watts Young, astronauta norte-americano e o 9º homem a pisar a Lua, em 1972, no comando da missão Apollo 16, nasceu em São Francisco no dia 24 de Setembro de 1930. Morreu em Houston, em 5 de Janeiro de 2018.

Young foi um dos mais experientes astronautas dos Estados Unidos, tendo ido ao espaço seis vezes e comandando missões nos Projectos Gemini, Apollo e no programa do ónibus espacial, único astronauta a realizar este feito, o que o torna uma verdadeira lenda da exploração humana do espaço. Por ter ido à Lua duas vezes (numa ocasião, sem pousar na sua superfície, na missão Apollo X), era chamado «o homem que conhece a Lua de todos os ângulos».

Seleccionado como astronauta pela NASA em 1962, como parte do segundo grupo de pilotos admitidos pela agência, Young foi ao espaço pela primeira vez em 1965, na primeira das missões do Projecto Gemini, a Gemini III, junto com o comandante Virgil Grisson, um veterano do Projecto Mercury. Por esconder uma sanduíche de rosbife num bolso de seu fato espacial, para comê-lo no espaço, ele chegou a ser descartado do grupo de astronautas, pela direcção da NASA; mas o falecimento, num acidente aéreo, de dois tripulantes envolvidos no projecto Gemini (Elliot See e Charles Bassett), criou uma lacuna no corpo de astronautas que o levou de volta ao activo, no comando da Gemini X.

Em 1969, fez parte da tripulação da Apollo 10, que testou, sem pousar, o Módulo Lunar na órbita do satélite e, em 1972, tornou-se comandante da Apollo 16, a penúltima missão à Lua, sendo o 9º homem a pisar o solo lunar.

Após o fim do Programa Apollo, Young continuou activo na NASA e, em 1981, aos 50 anos, foi o primeiro astronauta a comandar uma missão de um ónibus espacial, o Columbia na STS-1, ocasião em que se tornou o ser humano mais velho a participar numa missão espacial. Em 1983, voltou ao espaço na missão inaugural do Spacelab, a STS-9. Também seria o primeiro homem a ir ao espaço sete vezes, no comando da missão STS-61-J, que colocaria o telescópio espacial Hubble em órbita. A missão estava agendada para descolar em 27 de Outubro de 1986, contudo, foi cancelada após o desastre do Challenger, em 28 de Janeiro de 1986, na missão STS-51-L. O Hubble só seria lançado em Abril de 1990, na STS-31, mas com outro comandante (o astronauta Loren Shriver).

Após 42 anos de serviços ininterruptos na NASA, John Young aposentou-se em Dezembro de 2004 (de modo que foi o homem que mais tempo permaneceu no cargo de astronauta), aos 74 anos de idade; entretanto comparecia ao encontro matinal das segundas-feiras, no Departamento de Astronautas da agência, onde trocava opiniões e dividia experiências com os actuais astronautas.

Faleceu em 2018 em razão de complicações de uma pneumonia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...