segunda-feira, 12 de setembro de 2022

12 DE SETEMBRO - NORMAN BORLAUG

EFEMÉRIDE - Norman Ernest Borlaug, engenheiro agrónomo e biólogo norte-americano, morreu em Dallas no dia 12 de Setembro de 2009. Nascera em Cresco, em 25 de Março de 1914. Foi famoso pelos seus trabalhos para combater a fome no mundo.

Borlaug formou-se em Agronomia na Universidade de Minnesota em 1942, especializando-se em Genética e patologia vegetal. Após ter obtido o doutoramento em Fitopatologia e genética pela Universidade de Minnesota em 1942, trabalhou como pesquisador agrícola no México, onde desenvolveu a variedade de trigo semianão de alto rendimento, resistente a doenças fúngicas. Como resultado, o México tornou-se um exportador líquido de trigo em 1963. A seguir, Borlaug introduziu variedades de alto rendimento e técnicas modernas de produção agrícola no Paquistão e na Índia. Entre 1965 e 1970, a produção de trigo quase dobrou no Paquistão e na Índia, melhorando consideravelmente a segurança alimentar destes países.

Estes aumentos na produtividade e produção agrícolas de meados do Século XX foram chamados de Revolução Verde. Estima-se que o trabalho de Borlaug tenha salvo da inanição entre 245 milhões e 1 bilião de vidas em todo o mundo. Em reconhecimento pela sua contribuição para a paz mundial através do aumento do fornecimento de alimentos, ele foi premiado com o Nobel da Paz em 1970.

Mais tarde, ajudou a aplicar estes métodos de produção de alimento na Ásia e África. Borlaug defendeu o uso dos métodos técnico-científicos da Revolução Verde e da biotecnologia com o objectivo de diminuir a fome mundial.

Entre as críticas ambientais e socioeconómicas que enfrentou, estão as de que os seus métodos criaram dependência de monoculturas em muitos países, que as técnicas de agricultura eram insustentáveis no longo prazo, que elas levavam ao endividamento dos agricultores de subsistência, e que provocavam níveis elevados de cancro entre as pessoas que trabalham com produtos químicos da agricultura. Borlaug rejeitou enfaticamente muitas destas acusações como infundadas ou falsas.

Borlaug foi um perseverante defensor dos seus métodos e da biotecnologia em geral para aumentar a produtividade agrícola. No entanto, ele foi criticado tanto do ponto de vista económico como do ambientalista. Borlaug rejeitou tais críticas como infundadas ou não-verdadeiras.

Em 1986, Borlaug criou o Prémio Mundial da Alimentação, destinado a reconhecer os indivíduos que melhorem a qualidade, a quantidade e a disponibilidade de alimentos em todo o mundo.

Borlaug faleceu aos 95 anos, por conta de um Linfoma não Hodgkin.

A Academia Sueca, a organização que gere o Prémio Nobel, reconheceu o trabalho de Borlaug como agrónomo e humanitário ao conceder-lhe o Prémio Nobel da Paz, em 1970. Borlaug foi uma das cinco pessoas que ganharam o Prémio Nobel da Paz, a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso. Também recebeu o Padma Vibhushan, a segunda mais alta honraria civil da Índia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...