quarta-feira, 7 de setembro de 2022

7 DE SETEMBRO - CTARINA MARTINS

EFEMÉRIDE - Catarina Soares Martins, actriz e política portuguesa, nasceu no Porto em 7 de Setembro de 1973.  É deputada na Assembleia da República e coordenadora nacional do Bloco de Esquerda.

Catarina Martins fez a primeira classe em São Tomé, onde os pais eram cooperantes, e a segunda e terceira classes em Cabo Verde. Regressou a Portugal aos nove anos e vive em cidades como Aveiro, Vila Nova de Gaia e Lisboa.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, tem um mestrado em Linguística e frequência de doutoramento em Didáctica das Línguas. É casada e tem duas filhas.

Catarina Martins participou desde a juventude em diversos movimentos cívicos e políticos. No liceu, juntou-se à luta contra a Prova Geral de Acesso e, mais tarde, em Coimbra, onde estuda Direito, participou nos movimentos contra as propinas na universidade. O seu percurso levou-a ao envolvimento em movimentos culturais: foi co-fundadora, em 1994, da Companhia de Teatro de Visões Úteis e foi dirigente do CITAC e da Plateia (Associação de Profissionais das Artes Cénicas).

Foi eleita deputada à Assembleia da República pela primeira vez em 2009, ainda como independente nas listas do Bloco de Esquerda, tendo sido reeleita pelo círculo do Porto em 2011 e 2015. Nos primeiros anos de mandato, integrou as comissões de Educação, Ciência e Cultura, Economia e Obras Públicas, assim como a subcomissão de Ética.

Adere ao Bloco de Esquerda e integra a sua direcção desde 2010. Em 2012, juntamente com João Semedo, sucedeu a Francisco Louçã na liderança do partido. Em 2014, na sequência da IX Convenção, João Semedo abandonou a liderança, passando a vigorar uma nova Comissão Permanente da qual Catarina é porta-voz. Em 2016, após a X Convenção, a Comissão Permanente foi dissolvida e Catarina Martins assumiu as funções de coordenadora do Bloco de Esquerda.

Foi no mandato de Catarina Martins que o Bloco de Esquerda alcança o seu melhor resultado eleitoral de sempre, elegendo 19 deputados, superando o meio milhão de votos e obtendo 10,19% nas eleições legislativas. A 3 de Dezembro de 2015, na sequência do sucesso eleitoral e do afastamento da direita do poder, a conceituada revista norte-americana Politicoclassifica Catarina Martins como uma das 28 personalidades em destaque na Europa, considerando-a «a cara da esquerda» e referindo que «o sucesso de Martins provocou arrepios a todo o establishment da Europa».

Um estudo da consultora de comunicação Imago Llorent & Cuenca, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, colocou Catarina Martins entre os dez políticos mais influentes, na rede social Twitter. Em Março de 2017, o “Jornal Económico” considerou Catarina Martins a mulher mais influente em Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...