segunda-feira, 19 de setembro de 2022

19 DE SETEMBRO - ANTÓNIO ZAMBUJO

EFEMÉRIDE - António José Rodeia Zambujo, músico português, nasceu em Beja no dia 19 de Setembro de 1975.

Desde criança esteve familiarizado com a música alentejana. Começou muito novinho a estudar instrumentos musicais (clarinete, guitarra).

Actualmente, é um cantor muito conhecido até no Brasil. Fez sucessos com versões de muitas músicas desse país e teve apresentações com cantores brasileiros como Roberta Sá, Chico Buarque de Holanda, Ney Matogrosso, Ivan Lins e Zé Renato, entre outros. Depois de ouvir João Gilberto, aos 16 anos de idade, passou a querer cantar como ele.

Também na Galiza é um cantor que, com frequência, sobe aos palcos com alguns dos mais reconhecidos artistas da comunidade autónoma espanhola, como Uxía ou Xosé Manuel Budiño, mas também com artistas de outros países a residirem nesse lugar, como os brasileiros Paulo Silva ou Sérgio Tannus, ou ainda a angolana Aline Frazão.

Em 9 de Junho de 2015, o presidente da República Aníbal Cavaco Silva agraciou-o como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

O seu álbum “Até Pensei Que Fosse Minha” foi nomeado para o Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de MPB.

Em 2019, torna-se mentor no programa da RTP1The Voice Portugal”. No mesmo ano, a sua canção “Sem Palavras” foi indicada para o Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...