Em parceria com Mikhail
Gurevich, projectou os famosos caças MiG.
Os primeiros projectos do
pós-guerra baseavam-se em trabalhos domésticos, bem como em caças a jacto
alemães capturados e em informações fornecidas pela Grã-Bretanha ou pelos
Estados Unidos.
Em 1946, os projectistas
soviéticos ainda estavam a ter problemas para aperfeiçoar o motor a jacto BMW
109-003 de fluxo axial projectado na Alemanha - os projectos do turbojato BMW
109-003 foram apreendidos pelas forças soviéticas da fábrica de
Basdorf-Zühlsdorf perto de Berlim e do Obras centrais perto de
Nordhausen.
A produção do 003 foi
estabelecida no “Outubro Vermelho” GAZ 466 (Gorkovsky
Avtomobilny Zavod, ou Fábrica de Automóveis Gorky) em Leningrado,
onde o motor a jacto 003 foi produzido em massa a partir de 1947 sob a
designação RD-20 (reactivnyi dvigatel, ou “unidade a jacto”).
Os novos projectos de
fuselagem soviética dos seus escritórios de projecto e os projectos de asas
quase sónicas ameaçavam ultrapassar o desenvolvimento dos motores a jacto
necessários para movê-los.
O ministro da Aviação
soviético Mikhail Khrunichev e o projectista de aeronaves Alexander
Sergeyevich Yakovlev sugeriram a Joseph Stalin que a URSS comprasse motores a
jacto avançados dos britânicos. Diz-se que Stalin respondeu: «Que idiota nos
venderá os seus segredos?». No entanto, ele deu a sua aprovação à proposta,
e Artem Mikoyan, projectista de motores Klimov e outros oficiais
viajaram para o Reino Unido para solicitar os motores. Para espanto de Stalin,
o governo trabalhista britânico e o seu ministro do Comércio
pró-soviético, Sir Stafford Cripps, estavam dispostos a fornecer informações
técnicas e uma licença para fabricar o motor a jacto de fluxo centrífugo Rolls-Royce
Nene. Este motor foi submetido a engenharia reversa e produzido em forma
modificada como o motor a jacto soviético Klimov VK-1, mais tarde
incorporado ao MiG-15 (Rolls-Royce mais tarde tentou reivindicar
£ 207 milhões em taxas de licença, mas sem sucesso).
Nesse ínterim, em 15 de Abril
de 1947, o Conselho de Ministros emitiu o decreto 493-192, ordenando que
o Mikoyan OKB construísse dois protótipos para um novo caça a jacto.
Como o decreto previa os primeiros voos em Dezembro do mesmo ano, os projectistas
da OKB-155 recorreram a um projecto anterior problemático, o MiG-9
de 1946.
O MiG-9 usava um par
do Soviete RD-20 cópias do BMW 003 por sua potência, que se
mostrou pouco confiável, com o design de asa reta da fuselagem sofrendo de
problemas de controlo.
O protótipo Mikoyan-Gurevich
I-270, pós-guerra, era um caça de defesa pontual movido a foguete e “asas
rectas” baseado em exemplos capturados e na documentação do nunca produzido
alemão Messerschmitt Me 263, que teve alguma influência nos projectos
futuros de caças a jacto MiG. Graças ao MiG OKB, o primeiro projecto
de aeronave soviética de asas inclinadas de qualquer tipo em 1945; pesquisas de
asa inclinadas e documentos alemães capturados permitiram que aos soviéticos
desenvolver o projecto de protótipo para o caça MiG-15 de jacto único, o
I-310. Com a versão Klimov VK-1 do motor a jacto, esse projecto
tornou-se no MiG-15 produzido em massa, que voou pela primeira vez em 31
de Dezembro de 1948, cerca de quinze meses após o primeiro protótipo do seu
homólogo americano de asas em delta, o XP-86 Sabre que voou primeiro.
Apesar de suas origens mistas, esta aeronave teve excelente desempenho e formou
a base para uma série de caças futuros.
O MiG-15 foi
originalmente planeado para interceptar bombardeiros americanos, como o B-29
Superfortress, e foi até avaliado em simulações de combate ar/ar com
ex-bombardeiros B-29 dos EUA, bem como com o B-29 E, posterior
cópia, o Tupolev Tu-4.
Uma variedade de variantes do
MiG-15 foi construída, mas a mais comum era o treinador de dois lugares MiG-15UTI.
Mais de 18 000 MiG-15s foram finalmente fabricados, depois vieram o MiG-17
e o MiG-19.
Os MiG-15s foram os jactos
usados durante
a Guerra da Coreia
pelas forças
comunistas, e “MiG Alley” foi o nome dado pelos pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos à porção noroeste da Coreia do
Norte, onde o rio Yalu desagua
no Mar Amarelo. Durante a Guerra da Coreia, foi o local de numerosas
batalhas aéreas
entre os caças
americanos e os das forças
comunistas, especialmente da União
Soviética. O F-86 Sabree e os
caças Mikoyan-Gurevich MiG-15
de construção
soviética foram as aeronaves
usadas durante a maior parte do conflito, com o apelido da área derivado do
último. Por ter sido o local das primeiras batalhas aéreas jacto-contra-jacto
em grande escala, MiG Alleyy é considerado o berço do combate de caça a
jacto.
A partir de 1952, Mikoyan
também projectou sistemas de mísseis especialmente adequados para a sua
aeronave, como o famoso MiG-21. Ele continuou a produzir lutadores de
alto desempenho durante as décadas de 1950 e 1960.
Ele foi premiado duas vezes
com a mais alta honraria civil, o Herói do Trabalho Socialista e foi
deputado em seis Soviete Supremo.
Após a morte de Mikoyan, o
nome do escritório de design foi alterado de Mikoyan-Gurevich para
simplesmente Mikoyan. No entanto, o designador permaneceu MiG.
Muitos outros designs vieram do bureau de design, como o MiG-23, o MiG-29
e o MiG-35 e variações.
Depois de sofrer um derrame
cerebral em 1969, Mikoyan faleceu no ano seguinte e foi sepultadp no cemitério
Novodevichy em Moscovo.
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