sábado, 17 de setembro de 2011




EFEMÉRIDE Serge Klarsfeld, escritor e historiador francês, advogado da causa dos deportados judeus franceses, nasceu em Bucareste no dia 17 de Setembro de 1935.


Em 1943, apenas com 8 anos, escapou à Gestapo em Nice, mas o pai foi deportado para Auschwitz. Diplomou-se em Estudos Superiores de História na Sorbonne e é licenciado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris.


A sua mulher tornou-se conhecida do público em 1968, ao dar uma bofetada ao chanceler alemão Kurt Georg Kiesinger, que tinha sido membro do partido nazi durante a Segunda Guerra Mundial.


Depois da Guerra, conseguiu – juntamente com a esposa, levar a tribunal vários nazis como Klaus Barbie Ambos são conhecidos como “caçadores de nazis”, tendo tido também um papel fundamental no “Processo Maurice Papon”, um colaboracionista que chegou a ser prefeito da Policia de Paris, ocultando o seu passado.


Em Julho de 1979, o casal foi vítima de uma tentativa de assassinato pela rede nazi “Odessa”, que pedia a paragem imediata das investigações para encontrar criminosos nazis. Nesse mesmo ano, Serge Klarsfeld foi a Teerão para protestar contra a execução de judeus libaneses.


Os Klarsfeld fizeram uma campanha em 1986 contra Kurt Waldheim, oficial da Wehrmacht durante a Segunda Guerra Mundial, que foi eleito presidente da Áustria. Em 1996 protestaram igualmente contra Radovan Karadžić e Ratko Mladić.


Em França criaram a Associação dos Filhos dos Deportados Judeus de França, que tem por finalidade defender, sob todos os pontos de vista, a causa dos descendentes dos deportados. Em 1981, esta associação inaugurou em Israel o Memorial da Deportação dos Judeus Franceses, um vasto monumento onde estão inscritos os nomes, as datas e os locais de nascimento das 80 000 vítimas francesas do extermínio. À volta, estão plantadas 80 000 árvores em homenagem aos desaparecidos.

2 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Gostei do blog!
Cumprimentos cinéfilos!

O Falcão Maltês

Gabriel de Sousa disse...

Gostei também, muito, do "Falcão Maltês". Abraço fraterno

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...