sexta-feira, 13 de julho de 2012

EFEMÉRIDEHe Pingping, o homem mais baixo do mundo capaz de andar, de nacionalidade chinesa, nasceu em Ulaan Chab, na Mongólia Interior, em 13 de Julho de 1988. Morreu em Roma no dia 13 de Março de 2010. Media 74,61 cm de altura.
Era o terceiro filho de uma família do Condado de Huade, na cidade de Ulanqab, no norte da Mongólia Interior. Tinha duas irmãs, ambas de tamanho normal. De acordo com o pai, Pingping – quando nasceu – era tão pequeno que cabia nas palmas das mãos. Quando se tornou por demais evidente que a criança crescia a um ritmo muito lento, os médicos diagnosticaram-lhe uma osteogénese imperfeita, anomalia que dificulta o crescimento normal dos ossos e, consequentemente, da altura.
Em Janeiro de 2007, foi convidado para participar num programa de televisão em Tóquio. Após esta aparição, o seu título de “homem mais baixo do mundo capaz de andar” foi certificado pelo Guinness Book World Records. A região da Mongólia Interior, onde nasceu, também é a província natal de Bao Xishun que, medindo 2,36 m de altura, foi reconhecido pelo Guinness como o homem mais alto do mundo até Setembro de 2009. O encontro dos dois, que foi televisionado, ocorreu em Julho de 2007 e chamou a atenção dos media de todo mundo.
Em Maio de 2008, apareceu no canal de televisão britânico Channel 4, num documentário chamado “The World's Smallest Man and Me”. Em Setembro de 2008, fez uma aparição ao lado da mulher com as maiores pernas do mundo, Svetlana Pankratova, na Trafalgar Square de Londres, para divulgar o lançamento da edição de 2009 do Guinness Book World Records. Em Setembro de 2009, viajou para Nova Iorque a convite do Guinness. Em 2010, apareceu no décimo episódio do reality showThe Amazing Race”, filmado em Xangai.
Pingping foi internado em 3 de Março de 2010 num hospital de Roma, onde estava a convite de um canal de televisão local. Queixava-se de dores no peito. Morreu dez dias depois, vítima de insuficiência respiratória, aos vinte e um anos de idade. Era um fumador inveterado.
O actual homem mais pequeno do mundo é, desde o seu 18º aniversário (12 de Junho de 2011), o filipino Junrey Balawing que mede 59,93 cm.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...