sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

15 DE FEVEREIRO - RAUL DE CARVALHO

EFEMÉRIDERaul de Carvalho Soares, actor português, nasceu em Salvaterra do Extremo, Idanha-a-Nova, em 15 de Fevereiro de 1901. Morreu em Lisboa no dia 11 de Agosto de 1984.
Completou o curso liceal em Castelo Branco, ingressando posteriormente no Colégio Militar. Acabaria por trocar a profissão de oficial de engenharia pela de actor de teatro e cinema, nunca tendo passado pelo teatro amador. 
A sua estreia no teatro, no ano em que completou 20 anos, esteve ligada à Companhia de Rey Colaço-Robles Monteiro, à qual esteve ligado durante quase toda a carreira. Entrou em centenas de peças de teatro, chegando a ser também empresário. Despediu-se dos palcos em 1966, no Teatro São Luiz, interpretando “O Ciclone” de Somerset Maugham.
Entre 1922 e 1960, protagonizou também mais de vinte filmes, tendo sido dirigido por vários realizadores, entre os quais: António Lopes Ribeiro, Leitão de Barros, Perdigão Queiroga, Alberto Cavalcanti, Ladislao Vajda, Arthur Duarte, Henrique Campos e Augusto Fraga.
Recebeu várias condecorações, de que se salienta a de Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada (1947), a de Oficial da Ordem Militar de Cristo (1966) e a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Lisboa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...