EFEMÉRIDE – Alain Manoukian, homem de negócios francês, nasceu em Marselha no dia 19 de Fevereiro de 1946. Os pais tinham-se instalado naquela localidade, após terem escapado ao genocídio arménio.
Estudou Direito e Ciências Económicas na Faculdade de Grenoble, tendo-se licenciado em Estudos Contabilísticos Superiores. Começou a sua carreira na empresa familiar dos pais, especializada na indústria do calçado.
Em 1973, deixou aquela actividade para criar uma empresa própria e abrir a sua primeira boutique de pronto-a-vestir. Nos primeiros tempos, vendia sobretudo vestuário feminino importado de Itália, mas em breve se apercebeu que eram as suas criações que obtinham maior sucesso. Em 1979, decidiu criar a sua própria marca e lançou a primeira loja de franchising em Colmar.
No princípio dos anos 1980, a marca Manoukian tornou-se um símbolo de sucesso, através de uma rede de clientes franchisados, clientes multi-marcas e pequenas lojas nos grandes armazéns. Foi nessa época que Alain Manoukian foi condecorado com o grau de Oficial da Ordem Nacional do Mérito.
Em 1981, decidiu intensificar a vertente internacional, criando filiais no estrangeiro. A partir de 1984, a sua sociedade foi cotada na Bolsa. A filha, Séda Manoukian, juntou-se ao grupo empresarial alguns anos depois, desenvolvendo a sua própria linha destinada a Raparigas e encarregando-se também de uma linha para Homem.
Em 1996, Manoukian alcandorou a sua marca a nº 1 francês do pronto-a-vestir, acrescentando à sua actividade de grossista a de distribuidor e integrando o conjunto das etapas anteriores ao processo de distribuição, como a criação das colecções e a logística, tudo apoiado por uma rede integrada de mais de 200 armazéns.
Em 2000, o grupo familiar contava já com mais de 1 000 trabalhadores e estava implantado em toda a Europa. Nesse mesmo ano, recebeu em Paris o Emblema de Ouro do Sucesso, atribuído pelo magazine “La Correspondance de l’Enseigne” e destinado a recompensar a empresa com melhores performances nos últimos 20 anos, no sector da distribuição.
Em 2001, sob o impulso do seu filho David, que se juntou ao grupo como director-geral, foi a primeira marca de pronto-a-vestir na Europa a lançar as vendas pela Internet. Foram abertos igualmente novos pontos de venda no Médio-Oriente e na China.
Em 2005, Alain Manoukian começou a reflectir sobre a estratégia a adoptar para os anos seguintes, prevendo – face à evolução que se operava no mercado mundial dos têxteis e da roupa – uma aliança com um sócio de dimensão internacional, com a finalidade de desenvolver a marca a nível mundial e em particular nos Estados Unidos, tarefa que deixou ao seu filho David.
Em 2006, retirou-se do grupo para procurar novos caminhos. No ano seguinte, passou a desenvolver projectos imobiliários comerciais urbanos e residenciais de grande luxo.
Em 14 de Julho de 2011, foi agraciado com o grau de Cavaleiro da Legião de Honra, condecoração recebida das mãos de Christine Lagarde, então ministra francesa da Economia, das Finanças e da Indústria.
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