sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

22 DE FEVEREIRO - HEINRICH HERTZ

EFEMÉRIDEHeinrich Rudolf Hertz, engenheiro e físico alemão, nasceu em Hamburgo no dia 22 de Fevereiro de 1857. Morreu na cidade de Bona, em 1 de Janeiro de 1894. Demonstrou a existência da radiação electromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.
Hertz pôs em evidência em 1888, as ondas electromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873, que viriam a ter o seu nome (ondas hertzianas). Interessou-se desde muito cedo pela construção de mecanismos, tema que sempre o atraiu, mesmo quando trabalhava na área da física. Levado por essa sua apetência, frequentou uma faculdade de engenharia durante dois anos. No entanto, a sua vontade de levar a cabo investigação científica fê-lo optar pela física, tendo ingressado na Universidade Humboldt de Berlim em 1878.
Dada a pesquisa original que efectuara, obteve em 1880 um resultado excepcional num trabalho proposto pelo seu professor Hermann von Helmholtz, no Instituto de Física de Berlim, intitulado “Sobre a Energia Cinética da Electricidade”. Passou a ser, nesse mesmo ano, assistente de von Helmholtz, ocupação durante a qual estudou a elasticidade dos gases e a propagação de descargas eléctricas através deles.
Três anos mais tarde, foi professor na Universidade de Kiel, onde iniciou investigações sobre a electrodinâmica de Maxwell, a qual se opunha à electrodinâmica mecanicista e a anteriores teorias sobre a natureza da acção à distância.
Mudou-se em 1885 para Karlsruhe, onde leccionou na Escola Politécnica. Desde 1883, ano em que esteve em Kiel e onde foi também mestre de conferências na Universidade, descobriu a produção e propagação das ondas electromagnéticas, bem como as formas de controlar a frequência das ondas produzidas. Todas essas experiências permitiram-lhe demonstrar a existência da radiação electromagnética, tal como previsto teoricamente por Maxwell.
A respeito das propriedades das ondas electromagnéticas, que Hertz passou a estudar, descobriu que a sua velocidade de propagação era igual à velocidade da luz no vácuo, que tinham comportamento semelhante ao da luz e que oscilavam num plano que continha a direcção de propagação. Demonstrou também a refracção, a reflexão e a polarização das ondas. Em 1887, criou um oscilador. No ano seguinte, apresentou os resultados das suas experiências à comunidade científica, obtendo grande sucesso.
A partir de 1889, foi professor e pesquisador em Bona. Em 1890, foi galardoado com a Medalha Rumford. Três anos mais tarde, no início de 1893, adoeceu e foi operado a um tumor na orelha. No final desse ano, adoeceu de novo e veio a falecer no primeiro dia de 1894, antes de completar 37 anos de idade, vítima de doença bacteriana.
Depois da sua morte, em 1895, o físico italiano Guglielmo Marconi retomou os trabalhos de Hertz, melhorou a telegrafia e fabricou o primeiro telégrafo sem fios. Este processo foi constantemente melhorado até chegarmos aos telemóveis de hoje e a todas os sistemas actuais de teletransmissões sem fios. Para a posteridade, as ondas de rádio ficaram a ser denominadas de hertzianas e a unidade de medida das suas frequências é o “hertz” (símbolo Hz). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...