sábado, 2 de fevereiro de 2013

2 DE FEVEREIRO - VALERI TCHKALOV

EFEMÉRIDEValeri Pavlovitch Tchkalov, aviador soviético, nasceu em Vassiliovo, Nijni Novgorod, no Império Russo, em 2 de Fevereiro de 1904. Morreu num acidente em Moscovo no dia 15 de Dezembro de 1938.
Depois de ter recebido formação em várias escolas de pilotagem, tornou-se piloto de ensaio em 1930, ao serviço do Instituto de Pesquisas Científicas da Força Aérea e a partir de 1933, numa fábrica aeronáutica de Moscovo. Desde 1931, fez – juntamente com outros pilotos de ensaio – descolagens a partir de aviões “porta-aviões”. Consistia na colocação de aviões de caça I-4 sobre o “dorso” de bombardeiros pesados TB-1 e a sua largada em voo.
Tchkalov distinguiu-se também como um excelente piloto de acrobacia. Testou cerca de 70 diferentes modelos de aviões, cooperando estreitamente na sua concepção e produção.
De 20 a 22 de Julho de 1936, fez – juntamente com Georgui Baïdoukov e Alexandre Beliakov – um voo entre Moscovo e Petropavlosk, a bordo de um ANT-25, percorrendo uma distância de 9 374 km em 56 horas e 20 minutos. No voo de regresso, percorreram 7 670 km em 48 h 25 m. Foram distinguidos com as Medalhas de Heróis da União Soviética. A mesma tripulação realizou, entre 18 e 20 de Junho de 1937, um voo directo de Moscovo a Vancouver, perto de Portlamd nos Estados Unidos da América, passando sobre o Pólo Norte e percorrendo 12 000 km com condições meteorológicas terríveis, em 65 horas e 25 minutos, estabelecendo assim um novo recorde de voo de longa distância sem escala. 
Tchkalov encontrou a morte durante o ensaio de um avião de caça, o Polikarpov I-180. O Centro de Estudos Polikarpov tinha deliberadamente fornecido um avião ainda não conforme para os testes, a fim de respeitar os prazos que lhe tinham sido impostos.
Entre as condecorações recebidas, assinala-se ainda duas Ordens de Lenine (1935 e 1937), a Ordem da Bandeira Vermelha (1937) e a Medalha do 20º Aniversário do Exército Vermelho. O nome de Valeri Tchkalov foi dado à sua terra natal, a vária ruas na Rússia e em Vancouver (EUA), a estações de metro moscovitas e a uma fábrica de aviões em Tachkent no Uzbequistão. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...