segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

18 DE FEVEREIRO - HANS ASPERGER

EFEMÉRIDEHans Friedrich Asperger, médico e cientista austríaco, que deu o seu nome ao Síndrome de Asperger, nasceu em Hausbrunn no dia 18 de Fevereiro de 1906. Morreu em Viena, em 21 de Outubro de 1980.
Nascido nos arredores da capital austríaca, mostrou desde cedo talentos especiais para a linguagem e, nos primeiros anos de escola, era conhecido por recitar poemas de Franz Grillparzer, apesar da falta de interesse da maioria dos seus colegas. Tinha dificuldade em fazer amigos e era considerado como alguém que estava sempre distante. Formou-se em Medicina em 1931 e, no ano seguinte, assumiu a direcção do departamento de ludo-pedagogia na clínica infantil da Universidade de Viena. Desde 1934, colaborou com uma clínica psiquiátrica, em Leipzig.
Asperger tinha especial interesse por crianças “fisicamente anormais”. Em 1943, submeteu o artigo “A psicopatia autista na infância” à revista científica “Archiv fur psychiatrie und Nervenkrankheiten”, que o publicou no ano seguinte. O seu trabalho baseava-se em estudos que tinham envolvido mais de 400 crianças. Este artigo só seria traduzido para inglês em 1991 e para francês em 1998. Asperger observou que o padrão de comportamento e as faculdades que descreveu ocorriam preferencialmente em meninos, denominando-o de psicopatia autista, uma desordem da personalidade que incluía: falta de empatia, baixa capacidade para granjear amizades, conversação unidireccional, intenso foco num assunto de seu interesse especial e movimentos descoordenados. Asperger chamava “pequenos professores” às crianças que estudou, devido a sua facilidade em discorrer detalhadamente sobre diversos assuntos.
Como viajava pouco e todas as suas publicações eram escritas em alemão, só na década de 1980 o seu nome foi reconhecido como um dos pioneiros no estudo do autismo. Além disso, o seu principal trabalho foi publicado durante a Guerra.
No final da II Guerra Mundial, Asperger serviu como médico na Croácia. Foi depois contratado como professor pela Universidade de Viena e tornou-se director da sua clínica infantil em 1946. Foi nomeado professor da clínica pediátrica da Universitäts-Kinderklinik de Innsbruck em 1957 e, a partir de 1962, ocupou a mesma posição em Viena. Em 1964, liderou o posto médico das Aldeias SOS Infantis em Hinterbrühl. Em Maio de 1971, foi escolhido para vice-presidente da Sociedade Austríaca de Alergologia e Imunologia, que acabava de ser criada. Tornou-se professor jubilado em 1977. Trabalhou até ao fim da sua vida, dando ainda aulas 6 dias antes de falecer.
Publicou 359 trabalhos, a maioria dos quais sobre Psicopatia Autista. Asperger estava convencido que muitos dos autistas iriam utilizar mais tarde todos os seus talentos. Seguiu mesmo uma criança – Fritz V. – até à idade adulta. Fritz veio a ser professor de astronomia. Ironicamente, tudo aponta também para o facto de Hans Asperger ter apresentado, na infância, alguns dos sintomas do síndrome que viria a ter o seu nome. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...