segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

13 DE DEZEMBRO - NUNO ROGEIRO

Filho de Clemente Rogeiro e de Maria da Conceição Simões Costa e irmão mais velho de Clemente Simões Costa Rogeiro, advogado.

Frequentou o Liceu Pedro Nunes e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Integrou a Assembleia de Representantes da Faculdade e co-fundou o MID, Movimento Independente de Direito, independente das jotas dos partidos, nas eleições para a AAFDL, com Pedro Santana Lopes, José Manuel Sequeira, Fernando Larches Nunes, João Miguel Guedes, José Saldanha Bento, Miguel Coelho e João Gonçalves Ferreira, entre outros.

A sua carreira seria dedicada à comunicação social, com uma especial preferência pelo jornalismo político e, nomeadamente, pela política internacional, tendo passado pela imprensa escrita, rádio e televisão. Foi redactor dos jornais “O Dia”, “A Rua”, “O Século”, director-adjunto do semanário “O Diabo” (até 1994), cronista de “O Independente” e da revista “K”; comentador da TSF, da Rádio Comercial e da Rádio Nostalgia.

O seu programa “Desmancha-Prazeres”, com Vasco Pulido Valente, valeu-lhe o prémio Se7e de Ouro, em 1992. Na televisão, notabilizou-se no comentário de conflitos internacionais, nomeadamente com o acompanhamento da Guerra do Golfo, na RTP1, e da Guerra do Iraque, na SIC.

Neste último canal dirigiu “Por Trás das Grades”, em 2008, um programa especial sobre o campo de prisioneiros de Guantánamo. Além disso, colaborou no desenvolvimento da “Enciclopédia Polis”, a primeira de ciências sociais do país, e ajudou a fundar a revista “Futuro Presente”, com Jaime Nogueira Pinto.

Pelo seu trabalho televisivo, ganhou os prémios da Crítica e do público, instituídos pela revista “TV Guia”, em 1994.

Leccionou as disciplinas de Direito Constitucional e História das Ideias Políticas, na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa, onde esteve envolvido na criação do Departamento de Relações Internacionais. Já antes tinha sido monitor de Ciência Política, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Criou e apresentou, com Martim Cabral, o programa “Sociedade das Nações”, na SIC Notícias, entre 2003 e 2015; é colunista na revista “Sábado”, com a coluna sindicada Relatório Minoritário”. Foi co-director do Instituto Euro-Atlântico - Associação para o Desenvolvimento das Relações Internacionais, com Jaime Nogueira Pinto; membro fundador da Associação portuguesa de Ciência Política; e membro do Comité Nacional da UNESCO.

Foi conferencista em diversas instituições, incluindo o Wilton Park Conferences e o Salzburg Seminar, o ICT de Herzelyah e em seminários sobre terrorismo organizados pelo programa Euromed”, na Jordânia e em Marrocos. Foi representante pessoal do MNE português para questões do terrorismo, na União Europeia, a seguir ao 11 de Setembro, no executivo Durão Barroso.

Em 18 de Fevereiro de 2016, foi feito comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Casou com Danijela Bokor, jurista croata, ex-chefe de gabinete do presidente do Conselho Municipal de Zagreb, pós-graduada em Direito Internacional Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Villanova (EUA), em 1993.

Actualmente, 2021, para além de ser jornalista da SIC, é comentador na rubrica do “Jornal das Duas de análise internacional denominada “Leste Oesteque é transmitida na SIC Notícias aos Domingos sensivelmente às 14 horas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...