sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

3 DE DEZEMBRO - REYNALDO DOS SANTOS

EFEMÉRIDE - Reynaldo dos Santos, médico, escritor e historiador português, nasceu em Vila Franca de Xira no dia 3 de Dezembro de 1880. Morreu em Lisboa, em 6 de Maio de 1970.

Licenciado em Medicina em 1903 pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nomeado professor de Cirurgia e Urologia em 1907.

Em 1908 foi para Paris, onde trabalhou com Theodore Tuffier. Relacionou-se com diversas individualidades entre as quais Carrel e Cushing. De regresso a Lisboa, dedicou-se com paixão à cirurgia.

Em 28 de Junho de 1919, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

Em 1928, realiza a sua primeira arteriografia e logo a seguir uma aortografia trans lombar. Em 1937, foi condecorado por Rudolph Matas com a Violet Heart Fund Medal, por ter sido «o cirurgião que mais contribuiu para o avanço da cirurgia vascular». A 7 de Março de 1940, foi elevado ao a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’'Iago da Espada.

O interesse pelas Belas-Artes nasce na sua juventude, durante as férias, na Figueira da Foz, «quando, conjuntamente com Henrique de Vilhena, começou a participar nas campanhas arqueológicas conduzidas pelo advogado António Santos Rocha que o aconselha a ler Taine, autor que iria ter grande influência no campo dos estudos da arte».

Sem esquecer o seu amor pela literatura, Reynaldo dos Santos frequentou diversos círculos intelectuais, onde conviveu com personalidades como Almada Negreiros, Aquilino Ribeiro, Eugénio de Castro, Afonso Lopes Vieira, Jaime Cortesão, Viana da Mota e Raul Brandão, entre muitos outros. Reynaldo dos Santos destaca-se como um dos mais importantes historiadores de arte portugueses do século XX.

Encontra-se colaboração da sua autoria nas revistas Homens Livres (1923), Lusitânia(1924/1927), nos “Anais” das bibliotecas, arquivo e museus municipais (1931/1936), na “Revista Municipal” (1939/1973) publicada pela Câmara Municipal de Lisboa e na revista luso-brasileira “Atlântico”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...