quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

8 DE DEZEMBRO - LEONOR MAIA

EFEMÉRIDE - Leonor Maia, pseudónimo de Maria da Conceição de Vasconcelos, actriz do cinema portuguesa activo na década de 1940, nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique, no dia 8 de Dezembro de 1921. Morreu no Estoril, em 3 de Abril de 2010.  

É sobretudo recordada pelo seu papel em “O Pai Tirano”, onde interpretava Tatão. Aposentou-se do cinema em 1953.

Em 1940, António Lopes Ribeiro durante as filmagens do filme Feitiço do Império”, filme realizado em África, conheceu esta jovem e fica agradavelmente surpreendido com a sua beleza e simpatia. Pensou imediatamente em dar-lhe o papel de Fay Gordon, mas que acabou por ser desempenhado por Madalena Sotto.

Convidou-a a vir para a metrópole e tentar a sorte no mundo do cinema. Maria da Conceição aceitou o convite, vem para Lisboa e presta provas para o filme “O Pai Tirano”, agradando imediatamente. Adopta o nome artístico de Leonor Maia, mas o nome com que ficará para sempre conhecida será o de Tatão (papel que interpretava em “O Pai Tirano”).

Protagonizou inúmeros filmes nessa década e obtendo rasgados elogios da crítica e do público. O seu nome num cartaz era sinónimo de sucesso. Em 1948, ganhou o prémio do SNI para a Melhor Actriz pelo seu papel no filme “Serra Brava”.

Em 1953 foi convidada para entrar num filme americano que iria ser rodado em Lisboa, “Kill or Be Killed”, realizado por Max Nosseck. No mesmo ano retira-se da vida artística, casando com o coronel James B. Pritchard, da Força Aérea Americana, de quem teve dois filhos, Michael e Paul.

Viveu na Holanda, em Paris e Londres, voltando a Portugal no ano de 1971, residindo no Estoril, onde faleceu aos 88 anos de idade.

O seu nome faz parte da toponímia de: Almada (freguesia da Charneca de Caparica) e Sintra (freguesia de Rio de Mouro).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...