segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

27 DE DEZEMBRO - ALBERTO IRIA

EFEMÉRIDE - Joaquim Alberto Iria Júnior, historiador português, nasceu em Olhão no dia 27 de Dezembro de 1909. Morreu em Lisboa, em 24 de Fevereiro de 1992.

Frequentou o Liceu de Faro, a Universidade Clássica de Lisboa e a Faculdade de Letras de Lisboa, onde tirou o curso de Ciências Históricas e Filosóficas em 1936. Também concluiu o curso de Bibliotecnia e Arquivologia na Universidade de Coimbra.

Laborou no Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, como bibliotecário na Biblioteca Nacional da Ajuda e foi arquivista da Biblioteca da Assembleia da República.

Em 1941, prestou o serviço militar em Lagos, tendo publicado alguns artigos na imprensa local. Foi eleito vice-presidente da Assembleia Geral da Juventude Militar Católica de Lagos, tendo colaborado na criação da Confraria de S. Gonçalo de Lagos e no restauro do nicho de S. Gonçalo, no arco com o mesmo nome, junto ao Castelo dos Governadores.

Em 1946, tornou-se director do Arquivo Histórico Ultramarino e, em 1958, fez parte da delegação do Algarve nas Comemorações Henriquinas. Em 1975, foi nomeado como membro efectivo da Academia de Ciências de Lisboa e, em 1984, vice-presidente da Academia Portuguesa de História.

Foi agraciado com os graus de comendador (30 de Abril de 1966) e grande-oficial (2 de Abril de 1974) da Ordem do Infante D. Henrique, comendador na Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e grande-oficial da Ordem do Barão do Rio de Branco.

Foi igualmente nomeado presidente de honra da Academia Portuguesa de História, inspector e secretário-geral da Academia de Ciências de Lisboa, sócio honorário da Casa do Algarve, em Lisboa, e presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião.

A Câmara Municipal de Lagos deu o seu nome uma rua do concelho. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...