terça-feira, 21 de dezembro de 2021

21 DE DEZEMBRO - HEINRICH BÖLL

EFEMÉRIDE - Heinrich Theodor Böll, tradutor e escritor alemão, uma das mais emblemáticas figuras da literatura alemã do pós-guerra, também chamada literatura dos escombros, nasceu em Colónia no dia 21 de Dezembro de 1917. Morreu em Kreuzau, em 16 de Julho de 1985. Mais conhecido como romancista, foi também autor de contos, poesias e peças teatrais.

Böll nasceu numa família pacifista católica que, mais tarde, se opôs à ascensão do nazismo. Recusou-se a participar da Juventude Hitlerista durante a década de 1930. Foi aprendiz de um livreiro antes de estudar Alemão, na Universidade de Colónia. Recrutado pela Wehrmacht, serviu na França, na Roménia, Hungria e União Soviética, tendo sido ferido quatro vezes antes de ser capturado pelos americanos, em Abril de 1945, e enviado para um campo de prisioneiros de guerra.

Böll passou a dedicar-se integralmente à literatura aos 30 anos. O seu primeiro romance, “Der Zug war pünktlich(“O combóio foi pontual”), foi publicado em 1949. Muitos outros romances, contos, radionovelas e colectâneas de ensaios se seguiram e, em 1972, ele recebeu o Prémio Nobel de Literatura. Há um monumento em sua homenagem na cidade de Berlim.

Entre 1972 e 1973, foi presidente da PEN International, a associação mundial de escritores e a mais antiga organização de direitos humanos.

A sua obra foi traduzida em mais de 30 idiomas e ele continua as ser um dos escritores mais lidos da Alemanha.

Böll também trabalhou como guionista e teve alguns de seus livros adaptados ao cinema e à televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...