domingo, 26 de maio de 2024

26 DE MAIO - ÓSCAR MORENO

EFEMÉRIDE - Óscar Moreno, médico urologista português, morreu no Porto em 26 de Maio de 1971. Nascera na mesma cidade em 16 de Novembro de 1878.

Era filho de José Lourenço Russo, negociante, e de Lucinda Sousa Martins Ribeiro, irmã do dr. Rodrigo de Sousa Moreno, médico, lente da escola médica do Porto e administrador do concelho de Gondomar.

Fez os seus estudos médicos na Escola Médico-Cirúrgica do Porto por influência de seu tio, terminando o curso de Medicina em 1908; discípulo de Roberto Frias, foi para a Faculdade de Medicina de Paris (Hospital Necker); discípulo de Marie Curie, especializou-se em Urologia concluindo o seu Doutoramento em Medicina no ano de 1911, cuja tese “Sobre Funções Renais” mereceu a classificação de 20 valores.

Foi monitor do Serviço de Vias Urinárias da Faculdade de Medicina de Paris (Hospital Necker) de 1908 a 1911.

Exerceu também o cargo de professor contratado de Urologia na Faculdade de Medicina do Porto de 1917 a 1948, sendo o primeiro professor a ocupar essa cadeira na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Fundou e dirigiu o Serviço de Urologia do Hospital Geral de Santo António (1924), inicialmente denominado Serviço de Urologia e Venereologia.

Dedicou-se especialmente à exploração funcional dos rins, o que contribuiu para a descoberta da Constante de Ambard, o que levou a que viesse a ser designada por Constante de Ambard-Moreno, através da qual se pretende avaliar o estado de funcionamento do rim.

Publicou numerosos trabalhos científicos, em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...