terça-feira, 30 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Damião de Góis, historiador e grande filósofo humanista português, nasceu em Alenquer, no dia 30 de Janeiro de 1574. Morreu na mesma localidade, em 2 de Fevereiro de 1502. Grande figura do Renascimento Português, foi um verdadeiro traço de união entre Portugal e a Europa culta do século XVI.
De família nobre, após a morte do seu pai, passou dez anos da infância na corte de D. Manuel I, como moço de câmara. Em 1523, foi colocado por D. João III em Antuérpia. Efectuou várias missões diplomáticas e comerciais na Europa, entre 1528 e 1531, visitando a Polónia, Lituânia, Dinamarca, Alemanha, Suécia, França e Itália. Em 1533, abandonou o serviço oficial e dedicou-se exclusivamente aos seus objectivos humanistas. Esteve em Basileia, em 1534, onde se tornou amigo íntimo de Erasmo, que o guiou nos estudos. Estudou depois em Pádua, entre 1534 e 1538, fixando-se seguidamente em Lovaina, durante seis anos.
Em 1548, foi nomeado Guarda-Mor dos Arquivos Reais da Torre do Tombo e, dez anos mais tarde, foi escolhido para escrever a Crónica oficial do Rei D. Manuel I, que foi completada em 1567. Certos trabalhos seus, no entanto, desagradaram a alguns nobres e, em 1571, Damião de Góis foi preso pela Inquisição. Abandonado mais tarde, até pela família, apareceu morto na sua casa de Alenquer, em condições muito misteriosas.
Além de todas as obras que nos deixou, também compôs música e traduziu várias obras do latim para português.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...