segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - George Gordon Byron, poeta britânico, conhecido por Lord Byron, nasceu em Londres no dia 22 de Janeiro de 1788. Faleceu em Missolonghi, na Grécia, em 19 de Abril de 1824. Ao cair numa praia, cheio de febre, disse para o amigo que o acompanhava: «É chegada a hora de descansar!» e morreu.
Com uma vida muito extravagante e aventureira, defendeu no entanto algumas causas humanitárias, tendo lutado ao lado dos gregos, na guerra pela sua independência, sendo por isso considerado herói nacional da Grécia.
Muito novo ainda, apaixonou-se pela literatura, escrevendo os primeiros poemas e publicando o primeiro livro: “Horas Ociosas”. Em 1809, entrou para a Câmara dos Lordes, mas os debates parlamentares não o entusiasmavam.
Depois de uma viagem por vários países da Europa, entre os quais Portugal, publicou “Child Harold”, tornando-se num dos maiores escritores britânicos. O pequeno jovem coxo, outrora desprezado pelas raparigas, passou a ser idolatrado por todos, especialmente pelas mulheres. Segundo ele dizia, «Um dia, acordei famoso»…
A sua obra é constituída sobretudo por Poesia, mas também escreveu em Prosa e algumas Peças de Teatro.
A sua morte chocou toda a Europa. A Grécia assinalou-a com 36 tiros de canhão, tantos quanto os anos que ele tinha quando morreu. Quando esteve em Portugal, ficou maravilhado com o ambiente de neblina e mistério de Sintra e ainda hoje o seu nome é ali celebrado em vários locais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...