segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Pierre de Frédy, Barão de Coubertin, pedagogo e historiador francês, que ressuscitou os Jogos Olímpicos, nasceu em Paris, no primeiro dia de 1863. Morreu em Genebra, em 2 de Setembro de 1937, vítima de crise cardíaca.
Pierre de Coubertin inspirou-se nas suas visitas a colégios ingleses e americanos, para propor o melhoramento dos sistemas de educação, incluindo a promoção do desporto, que ele acreditava ser uma parte importante do desenvolvimento juvenil. Após ter idealizado uma competição internacional para promover o atletismo, concebeu um plano para fazer reviver os Jogos Olímpicos. Organizou um Congresso Internacional em 1894, na Sorbonne, onde propôs a realização de um evento internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. Este congresso levou à fundação do Comité Olímpico Internacional, do qual o barão de Coubertin seria o primeiro secretário-geral. Foi também decidido que os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna teriam lugar em Atenas e que a partir daí, tal como na antiguidade, seriam realizados a cada quatro anos. Dois anos depois realizaram-se então os Jogos Olímpicos de 1896, que foram um êxito. Após estes jogos, Pierre de Coubertin tomou a presidência da organização. Apesar do sucesso dos primeiros jogos, o Movimento Olímpico enfrentou tempos difíceis, com os Jogos Olímpicos de 1900 e de 1904 a serem completamente obscurecidos pelas Exposições Mundiais em que foram integrados. A situação melhorou com a realização dos Jogos Olímpicos de 1906 que, utilizando o pretexto de comemorar os 10 anos da primeira edição, serviram para limpar a imagem e promover os Jogos como um evento autónomo. A partir daí, os Jogos tornaram-se no mais importante evento desportivo mundial. Pierre de Coubertin abandonou a presidência do COI após os Jogos Olímpicos de 1924, realizados em Paris, com um sucesso muito maior do que a anterior edição de 1900.
Foi Presidente Honorário do COI até à sua morte e foi enterrado em Lausana, sendo o seu coração sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas de Olímpia, na Grécia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...