domingo, 7 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Josué Marques Guimarães, escritor brasileiro, nasceu em São Jerónimo, no dia 7 de Janeiro de 1921, tendo falecido em Porto Alegre, em 23 de Março de 1986, vítima de cancro. No jornal do colégio onde estudou, escrevia cerca de seis artigos por edição e, em cada final de ano, apresentava peças teatrais de sua autoria. Ainda não tinha vinte anos, quando se mudou para São Paulo, à procura de emprego. Iniciou-se então como jornalista e ilustrador.
Ao longo da sua vida, desempenhou mais de dez profissões, mas todas relacionadas com jornais e rádio. Trabalhou em muitos periódicos, como na Folha de São Paulo, no Jornal do Brasil, e em jornais gaúchos como o Zero Hora e o Correio do Povo. Foi o primeiro jornalista brasileiro a deslocar-se à República Popular da China e à URSS, como representante do jornal Última Hora do Rio de Janeiro.
Em 1951, foi o vereador mais votado no município de Porto Alegre, ocupando a vice-presidência da Câmara.
Entre 1964 e 1969, viveu na clandestinidade, em Santos, sob o nome de Samuel Ortiz.
Cobriu a Revolução dos Cravos, em Portugal, e as consequentes independências das colónias de África. Em 1976, lançou em Portugal o jornal Chaimite, de vida porém efémera.
Publicou mais de vinte livros, entre romances, novelas, artigos, contos e histórias infantis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...