quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Fernando Gonçalves Namora, escritor português, faleceu em Lisboa no dia 31 de Janeiro de 1989. Nascera em Condeixa-a-Nova, em 15 de Abril de 1919. Licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, tendo exercido a profissão na sua terra natal, na Beira Baixa e no Alentejo. Foi também assistente no Instituto Português de Oncologia.
Estreou-se com um livro de poesia (Relevos) em 1938. Nesse mesmo ano, publicou o romance As Sete Partidas do Mundo, que venceu o Prémio Almeida Garrett. Escritor neo-realista, Fernando Namora era dotado de uma profunda capacidade de análise psicológica e de uma linguagem imensamente poética. Para além de poesia e romances, escreveu contos, novelas, memórias, narrativas de viagem e biografias romanceadas.
Entre os seus livros de prosa, salienta-se Casa da Malta (1945), Retalhos da Vida de um Médico (1949 e 1963), A Noite e a Madrugada (1950), O Trigo e o Joio (1954), Domingo à Tarde (1961), Prémio José Lins do Rego, e Os Clandestinos (1972).
A sua produção poética foi reunida num só livro, intitulado As Frias Madrugadas e publicado em 1959.
Os romances Domingo à Tarde e Retalhos da Vida de um Médico foram adaptados ao cinema. Deste último foi também realizada uma série televisiva. É dos escritores portugueses mais divulgados no estrangeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...