segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Paul Marie Verlaine, poeta francês, morreu em Paris no dia 8 de Janeiro de 1896. Nascera em Metz, em 30 de Março de 1844.
Fez os seus estudos na capital francesa, empregando-se depois na Câmara Municipal. Com 22 anos, já frequentava salões e tertúlias poéticas parisienses.
Foi partidário da Comuna de Paris, reprimida num banho de sangue e, com medo das represálias, abandonou Paris juntamente com a sua mulher. Mais tarde, partiu para Inglaterra e Bélgica na companhia do também poeta Arthur Rimbaud, que veio revolucionar a sua vida. Em 1973, em plena rua, em Bruxelas, feriu Rimbaud com dois tiros de revólver numa perna. Atemorizado, Rimbaud denunciou-o à polícia. Posteriormente, viria a retirar a sua queixa, mas isso não impediu que Verlaine fosse condenado pela sua homossexualidade, que era então crime segundo a legislação francesa. Depois de sair da prisão, exerceu a profissão de professor.
A partir de 1887, embora a sua celebridade não cessasse de aumentar, mergulhou na pior miséria, ocupando o seu tempo em deambulações por cafés e hospitais. Em 1894, foi “coroado” Príncipe dos Poetas e passou a receber uma pensão. Morreu dois anos depois.
A primeira estrofe do seu poema “Canção de Outono” foi utilizada como senha pela Rádio de Londres, para informar a Resistência francesa que o desembarque na Normandia estava iminente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...