sábado, 6 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Ilse Lieblich Losa, escritora portuguesa de origem alemã, faleceu no Porto em 6 de Janeiro de 2006, faz agora um ano. Nascera em Melle-Buer, Hanover, em 20 de Março de 1913.
Ameaçada de ser enviada para um campo de concentração pela Gestapo, devido à sua origem judaica, abandonou o seu país natal em 1930. Foi primeiro para Inglaterra, onde teve os primeiros contactos com escolas infantis e com os problemas das crianças. Chegou a Portugal em 1934, tendo-se fixado na cidade do Porto, onde casou com um arquitecto português, tendo posteriormente adquirido a nacionalidade portuguesa.
Em 1943, publicou o seu primeiro livro "O mundo em que vivi", memórias das perseguições aos judeus, e desde essa altura dedicou a sua vida à tradução e à literatura infanto-juvenil, tendo sido galardoada em 1991 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças. Em 1998 o seu livro À Flor do Tempo recebeu o Grande Prémio de Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores.
Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses, e está representada em várias antologias de autores portugueses, tendo também colaborado na organização e tradução de antologias de obras portuguesas publicadas na Alemanha. Traduziu do alemão para português, alguns dos mais consagrados autores alemães. Trabalhou igualmente para a televisão, criando séries infantis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...