terça-feira, 2 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Isaac Asimov, escritor americano, bioquímico, divulgador da ciência e autor de ficção científica, nasceu em Petrovichi, na Rússia, em 2 de Janeiro de 1920. Morreu em Nova Iorque, no dia 6 de Abril de 1992, vítima de complicações cardíacas e renais, devidas a ter contraído Sida quando duma transfusão sanguínea em 1983. Este facto só seria revelado pela sua viúva, em 2002.
A família, de origem judaica, emigrou para os Estados Unidos quando ele tinha apenas três anos e naturalizou-o americano em 1928. Aprendeu a ler sozinho aos cinco anos e passou parte da sua juventude a trabalhar numa loja familiar, onde teve ocasião de ler revistas de ficção científica que ali eram vendidas. Aos onze anos, começou a escrever as suas primeiras novelas. O seu QI foi estimado em 175 e foi presidente da Mensa, uma associação para pessoas superdotadas.
Os seus estudos foram de tal modo brilhantes que obteve uma bolsa para estudar na Universidade de Columbia. Ali obteve o bacharelato de Ciências, antes de obter o mestrado em Química e, finalmente, o doutoramento em Bioquímica. Foi então ensinar para a Universidade de Bóston.
Começou entretanto a escrever ficção científica, vendo publicada em 1939 a sua primeira novela. Passou a escrever regularmente para a revista Astounding Stories.
Participou na 2ª Guerra Mundial, tendo recusado participar nos ensaios da bomba atómica em 1946 no Atol Bikini. A partir de 1958, dedicou-se inteiramente à escrita, tendo sido desde sempre um escritor de sucesso. Foi autor de centenas de livros, entre os quais 116 antologias. Para além da sua capacidade de inventar, Asimov caracterizava-se por uma enorme simplicidade no modo como escrevia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...