sábado, 27 de janeiro de 2007

EFEMÉRIDE - Orlando da Costa, escritor português, morreu faz hoje um ano, em 27 de Janeiro de 2006, tendo nascido em Lourenço Marques, agora Maputo, em Julho 1929. Militante do Partido Comunista Português desde 1954, era pai de Ricardo Costa, director de programas do canal de televisão SIC e do ministro socialista António Costa.
De origem indiana, viveu até aos 18 anos em Margão, então “Índia Portuguesa”, vindo depois para Lisboa, onde se licenciou em Ciências Histórico Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Publicou o primeiro livro (poesia) em 1951. Para além de poesia, escreveu vários romances e peças de teatro. Recebeu o Prémio Ricardo Malheiros da Academia de Ciências de Lisboa, em 1961, e o Prémio Eça de Queiroz da Câmara Municipal de Lisboa, em 1994 .
Foi preso por três vezes, entre 1950 e 1953, pela polícia política da ditadura. Da última vez, esteve encarcerado mais de cinco meses, “acusado de militar a favor da Paz”. Chegou a ser professor, mas foi impedido de seguir a carreira, também por motivos políticos. Para sobreviver, passou pela publicidade antes de se dedicar à Literatura.
Publicou o último livro “O Último Olhar de Manú Miranda” , seis anos antes da sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...