quinta-feira, 18 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEAmérico de Deus Rodrigues Tomás, Thomaz na ortografia arcaica, Almirante e último Presidente da República da ditadura salazarista, faleceu em Cascais no dia 18 de Setembro de 1987. Nascera em Lisboa, em 19 de Novembro de 1894.
Foi Ministro da Marinha em 1944. Em 1958, foi candidato à Presidência da República, escolhido pela União Nacional, partido único de então. Teve como adversário o General Humberto Delgado e os resultados eleitorais foram uma fraude, facto que foi comprovado após a Revolução dos Cravos. Na sequência da agitação social gerada pelo escrutínio, que era manifestamente contrário à vontade da maioria da população, as eleições presidenciais deixaram de ser directas, passando a ser da responsabilidade de um colégio eleitoral, constituído exclusivamente por membros da União Nacional. Desta forma, Salazar punha de parte a possibilidade de qualquer tipo de mudança democrática pelo voto popular, isto apesar do Presidente ser uma mera figura simbólica e decorativa. Américo Tomás era conhecido pelo “corta fitas”, alusão à sua ocupação principal: as inaugurações. Eram inúmeras as piadas que se contavam a seu respeito, algumas verídicas. Célebre aquela dedução "assaz inteligente", durante uma das suas inaugurações: «É a primeira vez que aqui estou, desde a última que cá estive» …
Uma só vez usou verdadeiramente os poderes presidenciais. Foi para demitir Salazar, quando este em 1968 caiu duma cadeira e sofreu um acidente vascular cerebral. Nomeou para lhe suceder Marcelo Caetano, passando a ser a figura central do núcleo duro do regime, que achava estarem algumas reformas a ir longe demais.
Américo Tomás foi reeleito segundo o novo método em 1965 e 1972. Quando se deu o 25 de Abril de 1974 encontrava-se a meio do terceiro mandato, que se deveria prolongar até 1979. Foi demitido do cargo e expulso compulsivamente da Marinha, tendo sido enviado para a ilha da Madeira, donde partiu para o exílio no Brasil. No fim da década de 1970 foi autorizado a regressar a Portugal, onde veio a falecer, aos 92 anos, após uma cirurgia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...