terça-feira, 23 de setembro de 2008

EFEMÉRIDE Dominique Aury, escritora e mulher de Letras francesa, de seu verdadeiro nome Anne Desclos, nasceu em Rochefort no dia 23 de Setembro de 1907. Faleceu em Corbeil-Essonnes, em 27 de Abril de 1998. Curiosamente, o seu romance mais conhecido “Histoire d’O„ foi escrito em 1954 sob outro pseudónimo: Pauline Réage.
Educada na Bretanha por uma avó, foi depois estudar para Paris, prosseguindo os estudos de inglês na Sorbonne. Durante a 2ª Guerra Mundial não escondeu a sua simpatia pelos Resistentes, a fraternidade que demonstravam, os perigos que corriam e o desprezo que tinham pela morte. Em 1943, publicou uma Antologia de Poesia Religiosa Francesa.
O pai apresentou Dominique a Jean Paulhan, director da prestigiosa “Nouvelle Revue Française” (NRF), vinte anos mais velho do que ela, o que não a impediu uma grande paixão.
Depois da guerra, Dominique traduziu para francês vários autores anglo-saxónicos. Por volta dos quarenta anos, com o pseudónimo Pauline Réage, escreveu “Histoire d’O”, romance erótico, que foi recusado pelas edições Gallimard, acabando por ser publicado pelo jovem editor Jean-Jacques Pauvert e sendo um dos seus primeiros best-sellers.
Continuou a sua carreira como secretária geral da NRF e trabalhou ainda com André Gide na revista l’Arche. O seu livro “Leitura para Todos” ganhou o Prémio da Crítica em 1956. Participou em vários júris literários e recebeu a Legião de Honra Francesa.
Só em 1994, numa entrevista ao “The New Yorker ”, admitiu oficialmente ser a misteriosa autora da “Histoire d’O”, considerada uma obra-prima do romance erótico francês e que já tinha sido atribuído a Jean Paulhan, a André Malraux e a Henry de Montherlant…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...