EFEMÉRIDE – Otto Martins Glória, técnico brasileiro de futebol, faleceu no dia 2 de Setembro de 1986. Nascera no Rio de Janeiro em 9 de Janeiro de 1917.
Treinou as equipas do Botafogo, do Santos, da Portuguesa de São Paulo e do Vasco da Gama no Brasil; do Benfica, do Belenenses, do Porto e do Sporting em Portugal, bem assim como a própria Selecção Nacional Portuguesa. Em França foi técnico do Olympique de Marseille, em Espanha do Atlético de Madrid, no México do Monterrey e na Nigéria da Selecção Nacional Nigeriana.
A Selecção Portuguesa por ele treinada obteve em 1966 a melhor classificação de sempre no Campeonato do Mundo (3º lugar).
É-lhe atribuída esta frase sobre a carreira de um treinador de futebol em Portugal: «Quando ganhamos somos bestiais, quando perdemos somos umas bestas».
Otto Gloria é um dos treinadores mundiais com mais títulos conquistados. No Brasil foi Campeão Carioca e Campeão Paulista; em Portugal foi cinco vezes Campeão Nacional e venceu seis vezes a Taça de Portugal; finalmente, com a Selecção da Nigéria, ganhou a Taça de África das Nações.
Na sua primeira passagem pelo Benfica (1955/1959) estruturou o Clube em moldes profissionais, com óptimos resultados.
Sem comentários:
Enviar um comentário