quarta-feira, 24 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEAntonio Tabucchi, escritor italiano, professor de Língua e Literatura Portuguesas na Universidade de Siena, nasceu em Pisa, na Toscânia, em 24 de Setembro de 1943.
Apaixonado por Portugal, Tabucchi é um dos melhores conhecedores de Fernando Pessoa. Começou a interessar-se pela sua obra nos anos 1960, na Sorbonne em Paris. Ficou fascinado e, no regresso a Itália, assistiu a aulas de português para o poder compreender ainda melhor.
Em colaboração com sua mulher, Maria José de Lencastre, tem traduzido para italiano todas as obras de Fernando Pessoa. Escreveu, além disso, um livro de ensaios e uma comédia teatral sobre o poeta português.
Ganhou o prémio francês "Médicis étranger" em 1987, o “Prémio Europeu Jean Monnet” em 1994, o “Prémio Nozssack” da Academia Leibniz em 1999 e o “Prémio França Cultura” em 2002.
De 1987 a 1990 dirigiu o Instituto Cultural Italiano em Lisboa.
A capital portuguesa serviu de fundo para muitos dos seus romances. Parte da obra de Tabucchi está traduzida em cerca de vinte línguas. Vários dos seus livros têm sido adaptados ao cinema, destacando-se “Sostiene Pereira”, onde o actor italiano Marcello Mastroianni fez uma das suas últimas interpretações em 1995.
António Tabucchi é também cronista em Itália (Corriere della Sera) e em Espanha (El Pais).
Escreveu directamente em Português o seu livro “Requiem”.
Em 2004, figurou na lista do “Bloco de Esquerda”, partido político português, quando das eleições para o Parlamento Europeu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...