quarta-feira, 26 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEAdam Bernard Mickiewicz, um dos poetas e escritores polacos mais conhecidos, faleceu em Istambul no dia 26 de Novembro de 1855. Nascera em Nowogrodek, na região histórica da união Polónia - Lituânia, actualmente Nawahradak na Bielorrússia, em 24 de Dezembro de 1798.
Fez estudos científicos e filológicos na Universidade de Wilno e participou na fundação de organizações da juventude progressista e patriótica.
Adam Mickiewicz foi um grande criador e um dos maiores poetas românticos europeus. É celebrado na Polónia como um dos pais espirituais da literatura polaca moderna.
Levou uma vida tranquila, ultrapassando decepções amorosas e mesmo uma viuvez precoce, com um notável domínio de si próprio. Os seus sucessos literários e o engajamento político deram-lhe o estatuto de chefe moral reconhecido por toda a nação polaca.
A obra literária de Mickiewicz ocupou apenas quinze anos da sua vida, mas foi o suficiente para o imortalizar.
Exilou-se na Rússia de 1824 a 1829, ano em que se instalou em França. Nos anos 1839/1840 ensinou Literatura Latina em Lausanne na Suíça, antes de ser nomeado professor de Literatura Eslava.
Morreu bruscamente, vítima da cólera, em Istambul, onde tinha ido juntar-se à colónia polaca que vivia em Polonezköy, durante a Guerra da Crimeia. Os seus restos mortais foram levados para Paris e, em 1890, transferidos para Cracóvia onde foram inumados solenemente na Catedral de Wawel.
De duas das suas obras foram feitas óperas por Conrad Wallenrod.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...