terça-feira, 4 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEWilfred Edward Salter Owen, poeta e militar inglês, morreu em Ors no dia 4 de Novembro de 1918. Nascera em Plas Wilmot, em 18 de Março de 1893.
Estudou no “Birkenhead Institute” e na “Shrewsbury Technical School”, tendo descoberto a sua vocação poética durante umas férias em Cheshire. Recebeu uma educação anglicana e frequentou a Universidade de Londres.
Em Outubro de 1915 alistou-se no exército e, em 1917, recebeu o posto de “subtenente” ao serviço do Regimento de Manchester. Depois de algumas experiências traumáticas, foi-lhe diagnosticado uma síndrome comocional (shell shock) sendo internado no Hospital Militar de Edimburgo. Foi aqui que conheceu o poeta Siegfried Sassoon que muito o influenciou.
De volta para a frente de combate, em Outubro de 1918, morreu no mês seguinte, precisamente sete horas antes de ter sido assinado o Armistício. A mãe foi avisada, quando os sinos começavam a repicar festejando a assinatura daquele documento.
Os seus poemas sobre a guerra só foram publicados em 1920, revelando um poeta pleno de autenticidade e realismo, que foi então considerado o “grande poeta da Primeira Guerra Mundial”. Descreveu a brutalidade e o horror da guerra nas trincheiras e os ataques com gás. Exerceu um grande fascínio na poesia inglesa dos anos 1930.
Os seus restos mortais, bem assim como os de todos os seus camaradas de armas dizimados em Ors pelos alemães, repousam no cemitério local. Foi-lhe atribuída a “Military Cross”, a título póstumo, pela sua coragem e pelas suas qualidades de chefia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...