terça-feira, 11 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEJean-Louis Curtis, de seu verdadeiro nome Albert Laffitte, romancista e ensaísta francês, morreu em 11 de Novembro de 1995. Nascera em Orthez no dia 22 de Maio de 1917.
Fez os estudos secundários no colégio católico da sua cidade natal e os estudos superiores na Faculdade de Letras de Bordéus, na Sorbonne em Paris e em Inglaterra onde esteve de 1937 a 1939.
Foi mobilizado em 1939 para um regimento de Infantaria, optando no ano seguinte pela Aviação que estava então a pedir voluntários. Foi aluno-piloto em Versalhes e Nanterre, sendo depois transferido para Marrocos, prosseguindo a sua aprendizagem em Meknès e Kasbah-Tadla. Desmobilizado em Setembro de 1940, voltou a França onde foi professor em Baiona.
Ganhou o prestigioso Prémio Goncourt em 1947, com o romance “As florestas da noite”.
Em 1955 deixou o Ensino, passando a consagrar-se inteiramente ao trabalho de escritor. Colaborou em muitos jornais e revistas, como Le Figaro, Le Nouvel Observateur, Les Nouvelles littéraires, Le Quotidien de Paris, L’Express, La Nouvelle Revue française e Cahiers des Saisons.
Traduziu obras de Shakespeare para a “Comédie Française” e foi o responsável pela legendagem de uma série da BBC sobre aquele escritor inglês.
Em 1972 recebeu o “Grande Prémio da Academia Francesa” e, em 1981, o “Prix Pierre de Monaco”.
Foi eleito para a Academia Francesa em 1986, era Oficial da Legião de Honra e Oficial das Artes e das Letras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...