sábado, 1 de novembro de 2008

EFEMÉRIDE Carlos Manuel de Marques Paião, cantor e compositor português, nasceu em Coimbra no dia 1 de Novembro de 1957. Morreu em Rio Maior, em 26 de Agosto de 1988.
Passou a sua infância e juventude entre Lisboa e Ílhavo (a terra dos pais). Licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa (1983), mas acabou por se dedicar exclusivamente à música. Com 21 anos já tinha escrito mais de duzentas canções.
Ganhou o Festival RTP da Canção de 1981, numa época em que este certame representava uma rampa para o sucesso musical. A canção “Playback” era uma crítica divertida, mas contundente, aos cantores que utilizavam aquele artifício nas suas actuações. Nesse mesmo ano gravou um single com grande êxito (“Pó de Arroz”), que mantém a sua popularidade até hoje. Utilizava muito a crítica satírica e o humor nos temas das suas canções.
Em 1985, concorreu ao Festival Mundial de Música Popular de Tóquio, tendo a sua canção sido uma das 18 seleccionadas, entre as mais de duas mil de 58 países. Escreveu uma canção para Amália Rodrigues em 1982: “O Senhor Extra-Terrestre”.
Em 26 de Agosto de 1988, quando se dirigia para um espectáculo em Leiria, um violento acidente de automóvel ceifou-lhe a vida. Na época, surgiu o boato de que na ocasião do funeral ainda não estaria morto, mas sim em estado de coma. No entanto, diz quem viu, que dada a violência do acidente, a sobrevivência não seria possível. O boato de que teria sido sepultado ainda vivo perdura porém até aos nossos dias.
Ao longo da sua curta vida compôs mais de quinhentas canções, tendo gravado 10 álbuns e 13 compactos. Escreveu para cantores tão diferentes como Herman José, Joel Branco, Cândida Branca Flor, Amália Rodrigues, Nuno da Câmara Pereira, Trio Odemira, Octávio de Matos, Alexandra, Rodrigo, Lenita Gentil, António Mourão e Carlos Quintas.
Em 1986, foi autor da canção não oficial da Selecção Portuguesa de Futebol que competiu nos Mundiais de 1986 no México. Participou na peça de teatro televisiva “O Carnaval Infernal”.
Em 2008, para assinalar os vinte anos do seu desaparecimento, vários músicos e bandas gravaram um CD em que interpretaram várias das suas canções (“Tributo a Carlos Paião”).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...