sexta-feira, 28 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEFriedrich Engels, filósofo e teórico socialista alemão, nasceu em Wuppertal no dia 28 de Novembro de 1820. Morreu em Londres, em 5 de Agosto de 1895. Foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo a mais conhecida o “Manifesto Comunista” (1847/48). Ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de “O Capital”, principal obra do seu amigo e colaborador.
Escreveu livros de profunda análise social, sabendo descrever a sociedade de forma muito eficiente e influenciando diversos autores.
Depois de completar o curso de liceu em Elberfeld, começou a trabalhar, estudando simultaneamente Filosofia. Aproximou-se particularmente da filosofia de Hegel, que era predominante naquela época.
Desde o primeiro encontro com Karl Marx, descobriram que partilhavam as mesmas ideias e decidiram colaborar estreitamente.
Na juventude, Engels ficara muito impressionado com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas pertencentes à sua família. Tendo assumido durante alguns anos a direcção de uma das fábricas do pai em Manchester, as observações nesse período formaram a base de uma das suas principais obras: “A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra” (1845).
Quando Marx foi expulso de França, instalaram-se os dois na Bélgica, onde a liberdade de opinião era maior do que nos outros países europeus. Em virtude da Revolução de 1848, os dois foram no entanto expulsos da Bélgica e mudaram-se para Colónia, onde fundaram o jornal “Nova Gazeta Renana”. Em 1849 foram obrigados a abandonar a Alemanha e partiram para Londres.
Para ajudar financeiramente Karl Marx, Engels voltou a trabalhar com o pai em Manchester, regressando a Londres em 1870. Começou a interessar-se também pelo feminismo, considerando que «o casamento monogâmico era o resultado da dominação do homem sobre a mulher».
Desde 1864, militou no seio da “Primeira Internacional” até à sua dissolução em 1876. Trabalhou então no sentido de unificar os partidos operários marxistas no seio da “Segunda Internacional”.
Pelos seus escritos, pela sua militância e pelo seu trabalho na publicação de textos importantes de Marx, ele representa para muitos a maior referência do Marxismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...