sábado, 29 de novembro de 2008

EFEMÉRIDELouisa May Alcott, romancista norte-americana que se dedicou sobretudo à literatura juvenil, nasceu em Germantown, na Pensilvânia, em 29 de Novembro de 1832. Faleceu em Boston no dia 6 de Março de 1888.
Foi ensinada pelo pai, filósofo e educador, tendo oportunidade de conviver com notáveis intelectuais da sua época.
Apesar de ter o sonho de ser um dia actriz, acabou por se tornar escritora, começando por se inspirar nas suas próprias experiências.
Mulherzinhas”, publicado em 1868, é o seu romance mais famoso, tendo sido adaptado ao cinema em 1994 sob o título “Adoráveis Mulheres”. Traça o quadro da vida americana na segunda metade do século XIX. O livro teve tal sucesso que ela publicou uma “continuação” da sua história.
O seu Diário Íntimo e a sua Correspondência foram igualmente publicados. Além de livros para crianças, publicou também outros romances sob o pseudónimo “A. M. Barnard”.
Em 1862, durante a Guerra Civil, alistou-se como enfermeira em Georgetown, uma cidade perto de Washington. Assim descobriu os horrores da guerra. Além dos cuidados de enfermagem, ocupava-se igualmente em escrever cartas ditadas pelos soldados ou a anunciar a morte de algum deles. Contraiu a febre tifóide e regressou a casa, cansada e traumatizada. Nunca se recompôs totalmente, tendo perdido para sempre a sua antiga energia. Isso devia-se certamente ao facto de ter tomado um medicamento à base de mercúrio, extremamente nocivo para a saúde. A mãe morreu-lhe nos braços em 1877.
Em 1879 Louisa teve a grande honra de ser a primeira mulher registada nos cadernos eleitorais de Concord. Há muito que ela tentava convencer as Mulheres da importância do Direito de Votar.
No dia 1 de Março de 1888 visitou o pai que estava quase moribundo. No dia seguinte Louisa sentiu uma terrivel dor na cabeça e perdeu a consciência. O pai faleceu em 4 de Março e ela dois dias depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...