quarta-feira, 19 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEJosé Raúl Capablanca y Graupera, famoso xadrezista cubano, Campeão do Mundo entre 1921 e 1927, nasceu em Havana no dia 19 de Novembro de 1888. Morreu em Nova Iorque, em 8 de Março de 1942. Capablanca era referido por vários especialistas da modalidade como o Mozart do xadrez, tal o brilhantismo que evidenciava.
Teria aprendido as regras do xadrez aos quatro anos, observando o pai a jogar. Com doze anos derrotou o campeão de Cuba, Juan Corzo y Príncipe.
Em 1909, aos vinte anos, Capablanca venceu o campeão dos Estados Unidos, Frank Marshall. Dois anos mais tarde, incentivado por este, disputou o Torneio de San Sebastian, em Espanha, um dos mais importantes de então. Para surpresa de quem o não conhecia, foi ele que venceu o torneio.
Em Setembro de 1913, Capablanca obteve um lugar no Gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, onde tinha como única tarefa a de jogar xadrez. Defrontou então os melhores jogadores europeus, provando a sua superioridade.
Em 1920, o Campeão do Mundo Lasker, verificando que Capablanca estava demasiado forte para ele, desistiu do título em seu favor. Apesar disso, Capablanca queria vencê-lo mesmo num tabuleiro, o que só conseguiu no ano seguinte, ganhando o título de Campeão do Mundo sem derrotas. Isto só viria a repetir-se em 2000, quando Vladimir Kramnik venceu Garry Kasparov.
Após ter perdido o título em 1928, Capablanca venceu ainda vários torneios de prestígio, retirando-se do xadrez de alto nível em 1931.
O seu maior adversário foi o também famoso Alekhine, chegando a existir uma raiva mútua. Nunca eram vistos sentados junto ao tabuleiro por mais de alguns segundos, pois cada um fazia a sua jogada e levantava-se logo de seguida.
Durante o torneio AVRO de 1938, sofreu um pequeno ataque cardíaco. Conseguiu ainda obter grandes resultados na Olimpíada de Xadrez de 1939, em Buenos Aires.
Na tarde de 7 de Março de 1942, no Clube de Xadrez de Manhattan, Capablanca sentiu subitamente uma forte dor de cabeça e começou a perder a consciência. Foi levado de urgência para um hospital, morrendo na manhã seguinte de hemorragia cerebral. Havana enterrou-o como herói nacional, com honras de Estado.
Ainda hoje é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos. As suas características principais eram a rapidez de raciocínio, a quase ausência de erros e uma grande qualidade nos finais e no estilo posicional. Esteve invicto durante oito anos consecutivos, de 1916 a 1923, com uma série de 63 jogos sem perder.
Não fundou uma nova “escola”, mas o seu estilo influenciou muito o jogo de dois campeões do mundo: Bobby Fischer e Anatoly Karpov. O seu livro “Chess Fundamentals” é considerado o melhor livro de xadrez alguma vez escrito.
Capablanca pensava que, com a quase ausência de erros e com o aumento de jogadores de nomeada, o Xadrez estava a encaminhar-se para uma época em que só haveria empates, o que levaria ao fim da modalidade. Chegou a propor uma alteração das regras para o tornar mais complicado, aumentando o número de casas do tabuleiro e acrescentando mais duas figuras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...