terça-feira, 18 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEPierre Bayle, filósofo e escritor francês, nasceu em Carla-le-Comte no dia 18 de Novembro de 1647. Morreu em Roterdão, onde se encontrava exilado, em 28 de Dezembro de 1706.
Educado pelo pai, que era pastor protestante, aprendeu grego e latim. Devido à pobreza da família, teve de esperar pelo fim dos estudos do irmão, para se poder inscrever na Academia de Puylaurens. Em 1669, entrou no Colégio dos Jesuítas de Toulouse, convertendo-se ao catolicismo. Dezassete meses depois, regressou ao protestantismo e, para não ser perseguido, fugiu para Genebra, onde se familiarizou com a obra de René Descartes e começou a estudar Teologia.
Alguns anos depois, regressou a França, onde escreveu sob o pseudónimo de “Bêle” e trabalhou como preceptor para diversas famílias de Ruão e Paris. Em 1675, apresentou a sua candidatura à Academia de Seddan, sendo nomeado para a cadeira de Filosofia.
Quando em 1681 a Universidade fechou, foi nomeado professor de Filosofia e História na “École Illustre” em Roterdão.
Em 1684, Bayle fundou o jornal de crítica literária “Nouvelles de la République des Lettres” que obteve um rápido sucesso em toda a Europa.
Em 1690, publicou “Aviso importante aos refugiados” , em que defendia a liberdade de culto e a tolerância, o que provocou a cólera de várias personalidades. Para ele, a problemática da moral era independente da religião, os ateus podendo ser tão bons como os cristãos ou quaisquer outros.
Os seus inimigos e detractores privaram-no da sua cadeira em 1693, acusando-o de agnosticismo. Isto não o incomodou sobremaneira, porque tinha o tempo bem ocupado, preparando o seu “Dicionário Histórico e Crítico”, obra importante que prefigurou as futuras Enciclopédias.
Os seus últimos anos de vida foram consagrados a vários escritos, respondendo a críticas que eram feitas ao seu Dicionário, que ele continuou sempre a desenvolver.
Em 1906, duzentos anos após da sua morte, foi-lhe erigida uma estátua em Pamiers, como «reparação por um longo esquecimento».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...