sábado, 6 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEBaldassare Castiglione, escritor e diplomata italiano, nasceu em Casático, perto de Mântua, em 6 de Dezembro de 1478. Morreu em Toledo, Espanha, no dia 8 de Fevereiro de 1529, vítima de fortes febres provocadas pela peste negra.
Estudou latim e grego em Mântua e Milão. Nesta última cidade, na corte de Ludovico, teve os primeiros contactos com a vida cavaleiresca.
Em 1503 participou, ao lado dos franceses, na batalha de Gagliano contra os espanhóis. No ano seguinte foi convidado para a Corte de Urbino, onde conheceu importantes membros da nobreza de então. Foi enviado em diversas missões diplomáticas da Corte e pôde também dedicar-se a trabalhos literários. Numa missão em Roma conheceu o pintor Rafael, que pintou o seu retrato, actualmente no museu do Louvre em Paris.
Em 1521 iniciou uma carreira eclesiástica e, três anos depois, o papa Clemente VII colocou-o em Madrid na qualidade de núncio apostólico.
Em 1528 publicou em Veneza “O Livro do Cortesão”, manual do “saber-viver” que teve um importante sucesso, sendo depois traduzido em várias línguas. As outras obras de sua autoria são menos conhecidas mas também interessantes, sobretudo os sonetos.
Em 1530, o seu corpo foi trasladado para o santuário de Nostra Signora delle Grazie, em Mântua, onde Baldassare mandara construir um monumento fúnebre.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...